O carnaval se aproxima, e os foliões já estão de plantão… animados para curtirem o carnaval.

Em alguns projetos a equipe termina os trabalhos na sexta retornando apenas na quinta após o carnaval. Isso, quando não há aqueles que aproveitam para enforcar a quinta e a sexta após o carnaval utilizando alguns dias de férias ou horas extras!

Como proceder nesse caso, onde praticamente uma semana de trabalho será perdida na sprint?

Aumentamos o tempo da sprint deixando-a para terminar uma semana após o prazo previsto? Dessa forma, a entrega se dará três semanas após a última entrega.

Ou… Mantemos o timebox padrão da sprint? Dessa forma a entrega se dará no tempo padrão.

O Scrum ressalta a importância de não alterarmos o timebox das sprints ao longo do projeto. A não ser no caso de ajuste do processo, quando a equipe percebe que o timebox que está sendo usado não está adequado para o projeto por diversos motivos:

* Sprints longas favorecem a síndrome do estudante e a equipe reconhece que as entregas ao final da sprint poderiam ser maiores;
* Equipe ou PO estão cansados ou com dificuldades de manter o ritmo das reuniões com sprints tão curtas, preferindo aumentar o tempo; e
* Há mudanças constantes no product backlog, de forma que sprints mais curtas são melhores para atender essas mudanças.

Se a decisão, nesse caso, for manter o timebox , no planejamento da sprint essa questão deve ser levada em consideração. A equipe e PO devem ter em mente, ao selecionar os itens para o sprint backlog, de que não será possível manter a mesma velocidade padrão, devendo reduzir pontos do total a ser entregue ao final da sprint. Mas quanto reduzir?

Por outro lado, o Scrum é um framework, ou seja, ele não diz o que fazer a cada problema. A equipe que deve decidir o que fazer em função das suas características e necessidades. Com isso, optar por aumentar em uma semana o tamanho da sprint é uma opção que pode ser levada em consideração.

O mais importante ao tomar essa decisão é que fique transparente, para todos os comprometidos no projeto, como serão os horários da equipe durante a semana do carnaval. Ocorrerão ausências de membros da equipe? Outros darão plantão nos dias de carnaval? Os membros que ficarem cobrirão o trabalho dos que folgarão quinta e sexta, para manter a velocidade da equipe? Por outro lado quais são as expectativas do PO para essa sprint?

Essa transparência é importante para que equipe e PO cheguem a uma solução favorável a ambos.

Em nossos projetos optamos por estender a sprint em uma semana para que a velocidade da equipe fosse mantida ao se planejar as sprints. Não vimos necessidade de realizar reuniões de final de sprint com pouco tempo trabalhado na mesma.