A reunião diária é uma reunião que muitos membros da equipe podem considerá-la desnecessária de ser realizada já que a equipe trabalha toda no mesmo ambiente. No entanto, como membro da equipe ScrumHalf, destaco aqui pontos que ressaltam a importância do comprimisso que a equipe deve ter com a realização da reunião diária.

Auxílio à auto-organização da equipe

No desenvolvimento ágil é esperado que a equipe seja auto-organizável. Sendo assim, é imprescindível que todos da equipe saibam o que os outros estão fazendo, facilitando assim a tomada de decisões pela equipe, com todo mundo podendo ter uma visão mais embasada sobre o que está ocorrendo. A reunião diária é o momento da equipe se cobrar, entender o por quê das tarefas de alguns membros estarem demorando mais do que o esperado para ser concluída, identificar caminhos errados que possam estar sendo seguidos e propor soluções o quanto antes.

Transparência no trabalho da equipe

Conforme apresentado no ponto anterior, é o momento onde se apresenta o que foi feito no dia anterior e se "combina" o que será feito no dia, evitando assim a ociosidade por parte de algum membro da equipe.

Foco na sprint

Com a cobrança mútua entre os membros, o foco de toda a equipe tende a estar alinhado, tende a todos focarem na sprint, em acabar as histórias e alcançar a meta. O que está sendo feito e que não diz respeito à sprint fica transparente na reunião diária, quando é exposto o que foi feito no dia anterior. A equipe como um todo detecta esses desvios de tarefas que não tem a ver com as histórias da sprint, podendo comprometer a finalização da sprint com a entrega do que foi combinado entre Equipe e PO.

Compromisso com a equipe

Como na reunião diária é acordado o que cada um fará no dia, todos se comprometem a realizar suas tarefas combinadas para o dia, aumentando assim o seu compromisso com a equipe e aumentando também o foco no entregável.

Por esses e outros motivos que faz-se necessário a reunião diária no desenvolvimento ágil, respondendo basicamente três perguntas:
  • O que você fez ontem?
  • O que você fará hoje?
  • Quais são seus impedimentos?
 
E vocês, membros de equipe, têm feito diariamente essa reunião?