Ao longo desse mês todos os post do blog do ScrumHalf foram dedicados aos princípios do Manifesto Ágil em comemoração e homenagem aos 10 anos que já se passaram desde sua elaboração.

Fechamos hoje esse ciclo de comemoração, falando sobre o 12o e último princípio do Manifesto Ágil: Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficiente, depois aprimora e ajusta seu comportamento em conformidade (At regular intervals, the team reflects on how to become more effective, then tunes and adjusts its behavior accordingly).

Nada mais justo! Já que estamos no final desse ciclo de comemoração fecharmos falando sobre retrospectiva.

Em intervalos regulares é importante que seja feita uma reflexão de tudo que aconteceu para aprimoramento e ajuste do processo de trabalho. Adotar uma metodologia ágil não é trivial, cada projeto terá suas barreiras para implantação e necessidade de adaptação para adequação, portanto é a reflexão que permitirá que seja dado o ajuste necessário para melhoria do processo.

Falando em termos de Scrum, é fundamental que ao final de cada sprint além de software funcionando a equipe avalie o que correu bem ao longo da sprint finalizada e quais são os pontos que devem ser focados para melhoria na próxima sprint. Fazer uma retrospectiva ao final de cada sprint contribui para que o projeto mantenha o ritmo sustentável, pois caso contrário os problemas acabam por sucumbir qualquer esforço na tentativa de ser ágil. É preciso que o processo seja ajustado em conformidade com a cultura do ambiente de trabalho para prover meios adequados e que facilitem a execução do trabalho pela equipe.

Os três pilares que sustentam o Scrum são: Transparência, Inspeção e Adaptação. E a reunião de retrospectiva fortalece esses três pilares ao final de cada iteração, pois é preciso transparência para inspecionar o que deve ser adaptado.

Fazendo uma retrospectiva desse mês dedicado a comemoração dos 10 anos do Manifesto Ágil, podemos dizer que o trabalho de preparo dos posts que foram publicados aqui no blog por cada membro da equipe de desenvolvimento da GPE só agregou benefícios, fortalecendo ainda mais os conceitos e valores do desenvolvimento ágil e também provendo aos nossos seguidores um material completo de estudo sobre o Manifesto Ágil e seus princípios. Agora vai ser difícil não adotar essa metodologia, não é não?!