Quem participou de mais de uma equipe Scrum já deve ter percebido que uma das etapas que mais varia entre uma equipe e outra é a reunião de planning poker, onde os membros da equipe pontuam as histórias do Product Backlog. Isso ocorre pelo seguinte fato: equipes diferentes estimam suas histórias de formas diferentes.  Ao participar de duas equipes diferentes ao mesmo tempo, o que pode acontecer principalmente com o Product Owner, é importante saber que a pontuação pode variar bastante entre uma e outra.

Uma boa prática para o primeiro planning poker de um projeto é escolher a história mais simples do Product Backlog no momento e estimá-la com 2 pontos. A partir disso, essa história será usada como referência e as demais serão pontuadas de forma comparativa.

Como essa pontuação é feita a partir da dificuldade de cada história, o que é considerado difícil para uma equipe não necessariamente é difícil para outra. Isso ocorre devido à diferença de conhecimentos entre os membros das equipes, o que faz com que elas vejam histórias diferentes como a mais fácil. Dessa forma, mesmo  que as duas equipes trabalhem estimando um mesmo Product Backlog, a escolha da história de 2 pontos e a pontuação comparativa das demais pode variar muito.

Um Product Owner que trabalhe com duas equipes precisa ter consciência da forma que cada uma costuma estimar. Ter uma noção da dificuldade de cada história permite uma melhor negociação com a equipe durante o planejamento da sprint. Além disso, saber como a equipe pontua cada tipo de trabalho auxilia no planejamento futuro do projeto, como por exemplo o planejamento das próximas releases, ao perceber no Product Backlog histórias semelhantes às que já foram concluídas.

Para um membro da equipe Scrum, essa diferença de estimativa vai ser percebida principalmente numa possível troca de equipe. A nova equipe precisa ensinar como as histórias são estimadas e apresentar algumas histórias já concluídas como exemplo. O processo de adaptação vai acontecer durante as reuniões e em pouco tempo o novo membro saberá estimar assim como o restante da equipe.

Resumindo, é preciso saber que as estimativas de histórias são feitas de forma comparativa e não precisam ser relacionadas diretamente com a quantidade de horas necessárias para a conclusão do trabalho. Dessa forma, as estimativas não necessariamente são pensadas da mesma forma por equipes diferentes. Por utilizar esse modelo de estimativa, o Scrum auxilia na análise da dificuldade das histórias, o que facilita o planejamento das sprints. É importante que a equipe aprenda mais a cada planning poker e tenha estimativas cada vez mais precisas, pois estimativas bem feitas fazem com que o projeto seja melhor controlado e, com isso, tenha mais probabilidade de sucesso.