Olá pessoal, seguindo a linha do post do Glauco sobre férias da equipe e da Ester sobre férias do Scrum Master, irei discutir nesse post sobre as férias do Product Owner. Recentemente nossa equipe passou exatamente por essa situação, irei abaixo descrever nossas discussões sobre o assunto e indicar quais os possíveis caminhos e os caminhos escolhidos por nós.

Inicialmente, deve-se atentar ao período em que o PO estará ausente. Se ele estiver ausente apenas durante o andamento da sprint, caso exista a necessidade de se consultar o PO, a mesma pode ser realizada por e-mail, a menos que o PO não possua acesso a internet em sua viagem. Nesse caso, a equipe tem de ter uma maior atenção no planejamento da sprint para tentar antecipar todas as possíveis dúvidas durante o desenvolvimento da mesma. Essa ausência é a que possui um menor impacto na sprint, mas ainda sim, pode impactar o desenvolvimento, visto que dúvidas podem surgir durante a sprint e serão solucionadas apenas perto do seu final.

Entretanto, se o PO estiver ausente no período entre sprints, i.e., durante a reunião de revisão e planejamento 1, o que fazer de forma a impactar o mínimo possível a sprint?

1. Adiar o fim da sprint?

2. Realizar a revisão remotamente?

No nosso caso, nem discutimos sobre a primeira opção, visto que a mesma irá atrapalhar o cálculo da velocidade média da equipe, logo, decidimos pelo caminho da segunda opção. Nesse caso, as reuniões podem ser realizadas de várias formas diferentes. Para a reunião de revisão, onde a equipe deve apresentar ao PO o trabalho realizado ao longo da sprint, discutimos sobre 4 opções:

  1. Uso de uma ferramenta de videoconferência.
  2. Gravação de um vídeo que represente a apresentação da equipe de seu trabalho realizado durante a sprint.
  3. Envio do roteiro da apresentação da equipe para o PO e um link para a aplicação que será apresentada, de forma que o PO realize a revisão.
  4. Apresentação para o PO através de chat.

Como nosso PO estava acessível à equipe via Internet, escolhemos a opção 1 como o plano A e, caso acontecesse algum problema, a opção 3 seria utilizada como plano B. Vale notar que é muito importante a escolha de um plano A e um plano B, pois como dependemos de uma infraestrutura, problemas podem ocorrer e a reunião tem que continuar. Ainda, sobre reunião de revisão, a utilização do ScrumHalf para o gerenciamento de nossos projetos foi importante, pois o PO poderia aprovar ou reprovar histórias de onde estivesse.

Após a reunião de revisão, a próxima reunião a ser realizada com o PO é a reunião de planejamento 1. Novamente escolhemos como plano A a utilização de uma ferramenta de videoconferência e, como plano B, iríamos utilizar o chat para conversarmos. Infelizmente nessa reunião tivemos problemas com a conexão à Internet e foi preciso utilizar o plano B. Novamente, a utilização do ScrumHalf foi fundamental para o sucesso da reunião, pois o PO priorizava as histórias na ferramenta e, via chat, discutia com equipe sobre dúvidas de ambos os lados.

Resumindo, é possível sim o PO sair de férias, entretanto, a equipe deve se planejar para tal a fim de impactar o mínimo possível no andamento das sprints. E você já passou por essa situação? Qual a sua experiência?