Sai 2011, entra 2012. Esse é o momento de cumprir todas aquelas metas que foram traçadas para o ano novo.
Traçar objetivos para o ano seguinte é uma tarefa comum e também importante do final de ano, pois permite fazer uma retrospectiva do ano que passou e refletir sobre o que pode ser feito no próximo.
O problema aqui é que também é muito comum não fazer boa parte do que foi prometido e repetir vários itens na próxima lista de metas! Para cumprir os objetivos traçados é preciso planejamento e disciplina. É preciso avaliar o andamento das tarefas e administrar o tempo restante para conseguir dar conta de tudo.
Utilizar o Scrum para projetos pessoais, mesmo que não sejam projetos profissionais, é um ótimo meio de se organizar e visualizar o progresso do trabalho. Para isso, as metas devem ser mensuráveis e atingíveis, de modo que possam ser estimadas e também realizadas.
O Scrum para projetos pessoais é seguido da mesma forma que o Scrum utilizado por equipes. Porém, alguns pontos devem ser levados em consideração:
- Transformação das metas em histórias
Ao começar a usar Scrum para cumprir os objetivos pessoais, a lista de metas para o próximo ano deve ser transformada numa lista de histórias. É aconselhável dividir as metas em histórias pequenas que possam ser facilmente estimadas.
- Papéis no Scrum
O Scrum possui três papéis: Product Owner, Scrum Master e Membro da Equipe. Utilizar o Scrum para um projeto pessoal implica em exercer os três papéis ao mesmo tempo. Isso pode parecer complicado à primeira vista, mas a partir do momento em que não existe um cliente ou outra pessoa diretamente interessada pelo projeto, não faz sentido receber aprovação de terceiros. Porém, é preciso saber avaliar se o que foi feito está realmente de acordo com o que foi planejado, e aprovar apenas no caso de realmente ter finalizado o trabalho.
- Compromisso com todas as etapas do Scrum
Usar Scrum sozinho faz com que o planejamento, a revisão e a retrospectiva sejam feitas sem compromisso com outros membros da equipe. Dessa forma, é preciso bastante disciplina para não adiar essas etapas e comprometer o trabalho.
- Planejamento e duração da Sprint
Por se tratar de um projeto pessoal, uma semana pode ser um tamanho ideal para a Sprint. Para isso, basta especificar um dia fixo na semana para rever o que foi feito na última e estabelecer o que será feito na próxima. Planejar toda semana diminui as chances de perder o foco no projeto e facilita a organização do trabalho, ao escolher menos histórias por Sprint.
Planejar objetivos para o ano novo é importante, mas buscar cumpri-los é ainda mais. Para isso, basta ter disciplina e planejamento, e por isso o Scrum pode ser um excelente aliado.
Como foi visto, é possível adotar o Scrum para projetos pessoais, que podem ser projetos profissionais, acadêmicos ou um simples conjunto de metas para o ano novo.
Nossa equipe deseja a todos um ótimo 2012, com sucesso em todos os objetivos planejados!
Muito bacana, este artigo!!! O grande barato do Scrum, é o fato de nós podermos adaptá-lo para qualquer situação, inclusive para gerenciamento solo. Daí a designação: Scrum Solo.
Forte abraço para toda equipe e
feliz 2012!
Obrigado Roberto. Feliz 2012 para você também. 🙂