Como vocês já sabem, uma Sprint é o período de 2 a 4 semanas em que é feito o trabalho de desenvolvimento e um incremento do produto é criado. Uma Sprint começa logo após a conclusão da anterior, e esse início é feito com as duas reuniões de planejamento da Sprint.

A decisão do que será feito na próxima Sprint é um acordo feito entre a equipe e o Product Owner durante o planejamento, e o que for combinado deve ser apresentado no final da Sprint, na reunião de Revisão.

Na primeira reunião de planejamento, ou Reunião de Planejamento 1, é definido o que vai ser entregue na Sprint. Já na segunda reunião, ou Reunião de Planejamento 2, é definido como a equipe realizará o trabalho para conseguir finalizar o que foi planejado.

Na Reunião de Planejamento 1, o Product Owner apresenta o Product Backlog ordenado e explica para a equipe o que deverá ser feito em cada item do Backlog. Após essa explicação, a equipe estima o esforço necessário para conclusão de cada um desses itens. Sabendo o que é prioritário para o Product Owner e conhecendo o esforço para concluir cada um dos itens priorizados, a equipe e o Product Owner devem chegar a um acordo sobre o que vai ser feito na Sprint.  Além de definir os itens que deverão ser finalizados, é definido também um objetivo para a Sprint. Esse objetivo representa o que se deseja ao final da Sprint em termos de valor e ajuda a equipe a manter o foco no que é mais importante para o incremento que vão desenvolver.

Na Reunião de Planejamento 2, a equipe decide como irá tranformar os itens planejados em um incremento pronto ao final da Sprint. Não existe uma regra sobre como isso deverá ser feito, o importante é que a equipe consiga dividir o trabalho em tarefas de um dia ou menos até o final da reunião. Caso seja necessário, o Product Owner pode participar da reunião para tirar eventuais dúvidas sobre o que foi selecionado para a Sprint. Além disso, é permitido convidar pessoas que possam esclarecer dúvidas do negócio ou dúvidas técnicas.

Fazer um bom planejamento é importante para o sucesso da equipe durante a Sprint. Quanto mais conhecimento a equipe tiver sobre o que deverá ser feito, mais fácil será para a equipe concluir suas tarefas.

É possível que o planejamento da Sprint seja feito de forma equivocada ou então que apareçam imprevistos durante a Sprint. Caso isso aconteça, é preciso rever o que foi acordado ou até mesmo cancelar a Sprint.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o planejamento da Sprint, temos um ótimo vídeo sobre o assunto no canal “Universidade Scrum” do YouTube!