É muito fácil perceber o quanto os jogos mudaram a vida das pessoas nos últimos anos. Existe uma grande quantidade de jogos disponíveis, como jogos de tabuleiro e jogos de vídeo-game. Além disso, hoje já é possível ter muitos jogos de alta qualidade nos smartphones. O sucesso desses diversos tipos de jogos nos mostra o quanto as pessoas se motivam a jogá-los.

Uma estatística interessante sobre jogos é vista no jogo World of Warcraft. Desde que foi lançado, em 2004, a quantidade de horas gastas coletivamente jogando World of Warcraft já ultrapassou 50 bilhões, o que significa mais de 5 milhões de anos. No livro “Reality is Broken”, Jane McGonigal defende a ideia de que, se conseguirmos tornar a realidade tão divertida quanto os jogos, será possível ter parte dessas horas usadas para construção de coisas reais e não apenas para o mundo virtual de World of Warcraft e tantos outros jogos. Essa quantidade de horas poderia ajudar a resolver muitos problemas do mundo.

Essa introdução me faz chegar a um ponto importante desse post: a motivação. A falta de motivação é um problema encontrado em diversas áreas do nosso “mundo real”, inclusive no ambiente de trabalho. Equipes ou algumas pessoas desmotivadas podem comprometer a produtividade de uma empresa, podendo gerar prejuízos para ela, o que torna a motivação um tema importante a ser estudado.

Como as pessoas possuem motivação para jogar, a aplicação de diversas técnicas de jogos em contextos diferentes a eles pode fazer com que as pessoas se sintam mais motivadas a desempenhar determinado trabalho. Verificando características comuns entre jogos, podemos observar 3 características importantes compartilhadas entre eles e que podem ser utilizadas no ambiente de trabalho: objetivo, regras e sistema de feedback.

O objetivo é simplesmente o resultado que os jogadores vão trabalhar e se esforçar para alcançar. Ele é responsável por manter o foco dos jogadores e por orientá-los durante o jogo. As regras estabelecem limitações sobre como os jogadores podem alcançar o objetivo e o sistema de feedback informa aos jogadores o quanto eles estão perto de alcançá-lo. O feedback pode ser feito através de pontuação, níveis, barras de progresso ou qualquer coisa que passe essa informação para o jogador durante seu progresso no jogo.

Para tentar levar um pouco das características de jogos para o ambiente empresarial e, com isso, tentar motivar as equipes durante o trabalho, é preciso se preocupar com essas 3 características. É importante, como fator motivacional para a equipe, que o objetivo do trabalho seja claro, assim como as regras para finalizá-lo. Além disso, é necessário que a equipe receba feedback constante sobre o trabalho feito e sobre quanto falta para atingir os objetivos de curto prazo e o objetivo final.

Para uma equipe ágil que utiliza Scrum, o objetivo de curto prazo é a meta da próxima Sprint. Além disso, é importante que o Product Owner passe para a equipe constantemente quais são os objetivos de médio e longo prazo do projeto. Como os projetos podem ter mudanças de requisitos, influenciando objetivos de prazo maior, é normal ter apenas o objetivo de curto prazo mais detalhado, enquanto os objetivos de prazo maior podem sofrer alterações. Como motivação para a equipe, é importante que ela seja atualizada a respeito dos objetivos do projeto, quando surgem essas mudanças.

Para atingir o objetivo de curto prazo, a equipe Scrum possui um tempo de trabalho definido, geralmente de 2 a 4 semanas, o que se caracteriza como uma regra do Scrum para a equipe. Além disso, a equipe precisa cumprir a especificação de história pronta, para que as histórias da Sprint sejam aprovadas pelo Product Owner. Essa especificação também é uma regra para a equipe, e muda de projeto para projeto.

Como sistema de feedback o Scrum oferece o gráfico de Burndown, que sinaliza através de pontos o que já foi feito e o que falta fazer na Sprint, e as reuniões diárias, que oferecem feedback sobre o que cada membro da equipe fez e sobre o que vão fazer. Além disso, é recomendado que o projeto utilize ainda o quadro de tarefas, para representação visual do que falta ser feito em cada história, de forma a dar um feedback maior para a equipe.

As características de jogos vistas no Scrum ajudam a motivar as equipes durante o desenvolvimento das tarefas. Esse uso de técnicas de jogos no ambiente de trabalho é conhecido como gamificação. Além de ser utilizado para criar motivação, a gamificação é utilizada como parte de produtos e também em outras áreas, como o marketing. Diversas aplicações utilizam medalhas, competições e rankings para estimular as pessoas em diversas atividades, como por exemplo, em exercícios físicos. Porém, utilizar gamificação não é trivial como adicionar recompensas para atividades, mas esse é um assunto para um outro post!

Referência: Jane McGonigal, 2011, Reality Is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World