Quais pontos no seu trabalho o uso do Scrum lhe trouxe benefícios?

Essa foi a enquete que fizemos recentemente no facebook do ScrumHalf. Embora poucos fãs tenham se animado em responder a enquete a resposta com maior número de votos foi:

Confiança na Equipe.

Resposta aderente ao 5o princípio do Manifesto Ágil:

Build projects around motivated individuals.
Give them the environment and support they need,
and trust them to get the job done.


(Construa projetos com indivíduos motivados. Dê a eles o espaço de trabalho e apoio de que necessitam, e confie neles para ter o trabalho pronto).

E a confiança é uma das chaves para motivar os indivíduos de um Time. O trabalho em iterações curtas promove um ambiente sustentável e de confiança, por uma série de motivos:

1. No Scrum cabe ao PO dizer  "O que" quer que seja feito na sprint e ao Time "Como" será feito o trabalho. Dê o espaço de trabalho e o apoio que necessitam que o Time será capaz de se auto-organizar para definirem a melhor forma de "Como" entregar.

2. O PO planeja a sprint junto com o Time. É preciso ter confiança em ambas as partes para que um planejamento seja realmente feito em Equipe.

3. O Time se compromete com a sua velocidade, sabendo o que pode entregar dentro do timebox combinado. Então, porque não confiar no trabalho do Time? Confiar que eles irão entregar o combinado?

4. Ao final da sprint o Time apresenta ao PO o trabalho implementado. Essa atitude fortalece o compromisso que o Time assumiu com o PO. Que Time vai querer falhar a entrega do combinado, quando lhe foi confiado um trabalho?

5. A retrospectiva é uma ótima oportunidade para promover melhorias no processo. Se ainda não se alcançou 100% de confiança essa é a hora de avaliar o que ainda não está legal para melhorar.

Quer mais justificativas e oportunidades de confiança que essas?