Recentemente, em uma palestra do Rio Agile Talks, surgiu uma breve discussão sobre aquele velho quadrinho do balanço na árvore (acho que todos que trabalham com TI já viram esse quadrinho pelo menos algumas vezes), representando como um projeto tradicionalmente é visto em cada fase da sua construção. Em um dos momentos representados no desenho, o palestrante falou sobre o papel do analista de negócio e daí surgiu a pergunta: E no Scrum, quem desempenha a função do analista de negócio?  Apesar da análise de negócio não ser explicitamente tratada pelo Scrum, ela é necessária para o sucesso de um projeto, seja ele ágil ou não. E o meu objetivo neste post é mostrar a minha visão sobre quem deve e quando fazer a análise de negócio em um projeto Scrum.

No dia 02 de Maio deste ano, Felipe Madureira escreveu um ótimo post que fala exatamente sobre esse tema, explicando o conceito da análise de negócio e mostrando a relação com o Scrum e até sugerindo o papel do PO como sendo o responsável pela análise de negócio (para mais detalhes, não deixe de acessar o post “O Analista de negócio no Scrum”). Lendo alguns blogs, fóruns e apresentações, percebi que muitos profissionais também enxergam o PO como o papel mais indicado para ser o analista de negócio do projeto. Mas será que na prática isso é o ideal? Na minha opinião, não!

Apesar de acreditar que essa análise por parte do PO tenha grande valor, acho que nem sempre ele terá tempo e condições para tal atividade. O fato de o PO ter conhecimento sobre o produto não significa que ele seja o mais preparado para fazer a análise de negócio. Até porque estamos falando de projetos que podem ter o escopo aberto e o próprio dono do produto não sabe o que deverá ser feito do projeto em sua totalidade, o que pode dificultar a análise de negócio por parte dele. Na minha opinião a análise de negócio é um dever também da equipe de desenvolvimento. Para mostrar isso, vou relatar uma situação que passamos com nossa equipe Scrum: Recentemente o nosso PO requisitou uma nova grande funcionalidade que traria grandes impactos no sistema (que já estava em produção). A nossa primeira atividade foi formalizar esse novo requisito na forma de um documento de texto com todos os detalhes de como seria a implementação deste novo recurso. E ao fazer o documento surgiram dúvidas que foram tiradas junto ao PO. Uma vez que o documento estava ajustado e as dúvidas sanadas, criamos as histórias junto ao PO e começamos a implementação. Porém durante a implementação percebemos que aquilo que nós mesmos tínhamos discutido e acordado com o PO não fazia muito sentido e deveria funcionar de forma diferente. Ao passar isso para o PO a reação foi: “Ihh, é verdade, não tinha pensado nisso!”.

Percebam que quem identificou o erro na solução proposta foi a equipe de desenvolvimento e não o PO, que, em princípio, como analista de negócio, poderia ter notado o problema já ao ler o documento que a equipe de desenvolvimento prepara. A equipe de desenvolvimento sabe das dificuldades que vai enfrentar ao implementar uma nova funcionalidade. Ela além de ter conhecimento sobre o sistema, sabe como o sistema está implementado, o que a torna mais sensível a possíveis enganos nas soluções e funcionalidades propostas pelo PO. Isso não quer dizer que somente a equipe de desenvolvimento é a responsável pela análise de negócio. O que defendo neste post é que isso não deve ser responsabilidade só do PO. A meu ver a equipe de desenvolvimento deve chamar pra si essa responsabilidade, independente de o PO o fazer.

Mas então, em que momento a equipe de desenvolvimento deve fazer a análise de negócio? Pela experiência que tenho na equipe da qual faço parte, acredito que os planejamentos 1 e 2 são os momentos mais indicados para a análise de negócio. São nesses dois momentos que a equipe deve buscar entender o que o PO quer em cada história e fazer uma análise crítica sobre o requisito em questão para verificar se aquilo que o PO pediu realmente vai atender à sua necessidade.  Afinal, queremos ter uma equipe onde todos estejam comprometidos com o bom andamento e sucesso do projeto e não apenas envolvidos preocupados em somente fazer o que o PO pediu. A visão da equipe de desenvolvimento pode enriquecer o produto que está sendo desenvolvido. É claro que tudo isso deve ser feito de forma clara e com total transparência, até porque a palavra final é do PO. Assim, teremos de fato uma equipe trabalhando a fim de produzir algo de qualidade e que atenda as verdadeiras necessidades do cliente.

Neste post, baseado numa experiência que tive com a equipe que trabalho, busquei mostrar por que atribuir a análise de negócio também à equipe de desenvolvimento pode ser  mais vantajoso do que atribuí-la somente ao PO. Através de um exemplo prático ficou claro que a equipe de desenvolvimento tem muito a contribuir com essa análise, tornando-a mais enriquecida e menos centralizada em uma só pessoa.

E você, como faz a análise de negócio do seu projeto? Conte para nós nos comentários!