Pilares Scrum

Olá, hoje iremos falar um pouco sobre os pilares Scrum. Um assunto de grande importância para quem ainda não conhece ou quem ainda possui dúvidas sobre o framework Scrum. Assim como as demais métodologias ágeis, o Scrum é um processo empírico, e suas práticas são fortemente apoiadas sobre os três pilares que vou falar mais detalhadamente, que  são: Trasparência, Inspeção e Adaptação. O pilar que iremos abordar hoje é o da Transparência.

 

Este é com certeza um dos conceitos mais difíceis de ser implementados, principalmente quando o Scrum está sendo adotado por equipes habituadas a métodos tradicionais de gestão de projetos.

O Scrum Guide tem a seguinte definição para a transparência no Scrum:

“Significant aspects of the process must be visible to those responsible for the outcome. Transparency requires those aspects be defined by a common standard so observers share a common understanding of what is being seen.”

“Aspectos significativos do processo devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados. Esta transparência requer aspectos definidos por um padrão comum para que os observadores compartilharem um mesmo entendimento do que está sendo visto.”

Isso quer dizer que todas as pessoas interessadas no produto, através dos papéis do Scrum precisam ter uma visão comum e clara do processo inteiro, isso nos leva a reforçar que os conceitos de história pronta e história preparada do Scrum são muito importantes sobre este ponto de vista.

E uma das cerimônias que ajudam a tornar transparente o trabalho feito durante a Sprint, entre os integrantes da equipe de desenvolvimento é a reunião diária, que foi explicada nesse post do Marcelo Arêas. A reunião diária não é só uma forma de comunicação e transparência entre os membros da equipe de desenvolvimento mas também ajuda a traçar a estratégia de curto prazo da equipe.

Uma outra ferramenta bastante utilizada para dar transparência é o Kanban, ele não é um artefato do Scrum mas é sempre bem vindo para transparecer o trabalho que está sendo feito e podendo se estender à todo ciclo de vida da Sprint, desde tarefas que não ainda não foram feitas até aquelas que já foram testadas e estão prontas para liberação, esse post do Daniel Pereira, melhor define a importância do uso do Kanban no Scrum.

Enfim, através desses exemplos espero ter convencido de que a transparência é um conceito chave na gerência de um projeto, não sendo limitado as métodologias ágeis. E ter visibilidade do projeto acaba evitando retrabalhos e insatisfação com relação ao produto que está sendo construído.