cicloUm post do twitter que obteve grande repercurssão nos últimos meses foi o Ciclo da Morte do Produto, por David J. Bland. O mesmo é mostrado abaixo na imagem.

 

O Ciclo da Morte do Produto é um ciclo vicioso que retrata a realidade de muitos projetos de software. Ele descreve como novas funcionalidades são continuamente implementadas baseadas em falsas necessidades.

Cair neste ciclo pode resultar em um completo fracasso do projeto. Utilizar um framework como o SCRUM para evitar este perigo é interessante por três motivos:

 

1- O foco das sprints do SCRUM é realizar entregas que agregam valor ao cliente.

Sendo adepto ao MVP (Mínimo Produto Viável), o esforço é direcionado aos problemas que devem ser resolvidos e não, pura e simplesmente, as funcionalidades.

 

2- O Product Backlog do projeto é priorizado para atender as necessidades mais iminentes.

Adicionar uma nova funcionalidade, por impulso, implica em postergar uma necessidade que possui mais urgência ou importância, o que não faz sentido. O Product Backlog do projeto é importante, pois garante esta visibilidade.

 

3- As revisões contínuas permitem que feedbacks regulares sejam fornecidos à equipe.

Durante as reuniões de revisão, as histórias implementadas são aprovadas ou reprovadas baseadas no grau em que estas solucionam os problemas dos clientes.

 

Evite o Ciclo da Morte do Produto, use o SCRUM!