Coaching ÁgilMuito tem se ouvido falar de Coaching no ambiente corporativo.

As organizações tem investido em mecanismos que focam no desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores com o objetivo de atingir melhores resultados através da otimização do uso de seus recursos humanos. Em organizações onde se adotam a Mentalidade Enxuta (Lean), o Coaching pode ser uma importante ferramenta na medida em que leva os seus colaboradores e produzirem o máximo que podem, gerando os seus melhores resultados.

No post de hoje, apresentamos 3 razões para se adotar o Coaching, evidenciando 3 aspectos importantes na cultura ágil.

Existem diversos conceitos para o termo Coaching, mas todos convergem para mecanismos que focam no desenvolvimento pessoal e/ou profissional de um indivído.

O coaching é um processo onde um indivíduo (coach) apóia um outro indivíduo(coachee) na realização de um projeto ou solução de um problema.

Apesar de ser uma prática relativamente recente no meio corporativo, o Coaching é praticado a mais tempo no meio esportivo, onde é comum um treinador ajudar um atleta em sua caminhada num determinado esporte, motivando-o, ajudando-o a identificar o que faz de melhor, a encontrar a melhor forma de fazer o seu melhor.

No mundo dos negócios o mecanismo é o mesmo. O treinador (coach) ajuda um colaborador ou grupo de colaboradores a se autoconhecer, fazendo com que este colaborador ou grupo aprenda a identificar e lidar com as suas dificuldades, e reconhecer e potencializar suas virtudes profissionais e pessoais.

O coach não ensina nada ao coachee. Ele ajuda o coachee a aprender consigo mesmo, a partir do autoconhecimento e de questionamentos cujas respostas levem o coachee a desenvolver e aprimorar suas habilidades e a questionar e lidar com suas crenças limitantes.

A seguir, levantamos 3 pontos importantes na cultura ágil que são enriquecidos pelo processo de Coaching.

 

1. Confiança

A confiança é um ponto chave nas metodologias ágeis.

A confiança é imprescindível para o bom funcionamento de uma equipe auto organizada. Para se ter confiança na equipe, é importante que cada colaborador tenha condições de confiar em si mesmo.

Um que é muito trabalhado no processo de coaching é o autoconhecimento.

Uma das principais atribuições do coach é levar o coachee a refletir sobre si mesmo, a se autoconhecer. A partir do autoconhecimento, o coachee adquire confiança na medida em que identifica seus pontos a serem melhorados e os pontos a serem potencializados. A partir desta auto análise, o coachee, junto ao coach, podem elaborar um plano de ação com o objetivo de vencer as dificuldades e aprimorar suas qualidades, o que ajuda o coachee a aumentar a confiança em si mesmo e na equipe, facilitando a auto organização. Além disso, o autoconhecimento torna a equipe mais madura, facilitando o planejamento dos trabalhos e estimativas de esforço das tarefas.

 

2. Melhoria contínua

Um ponto importante na cultura ágil é o aprendizado que se deve alcançar a partir do processo iterativo.

No Scrum, por exemplo, ao fim de cada iteração, ou Sprint, o time se reúne para fazer uma retrospectiva. Nesta cerimônia, a partir da experiência adquirida na iteração que está terminando, os colaboradores discutem os pontos que podem melhorados e os pontos que devem ser mantidos nas próximas iterações.

O processo de coaching é baseado em um foco, que leva o colaborador ou grupo de colaboradores a executar ações, que geram resultados, que podem ser melhorados continuamente. Esta melhoria contínua nos resultados evidenciada pelo processo de coaching figura como um fator importante no mundo ágil na medida em que pode ser sinônimo de melhoria contínua no processo e no produto em desenvolvimento em uma organização.

 

3. Resultados – Valor Agregado

Um dos princípios do Manifesto Ágil trata da entrega contínua de software com valor agregado.

O resultado de cada iteração deve, necessariamente, entregar valor para o cliente. Para que se atinja o resultado de um Sprint, por exemplo, é preciso que a equipe converta seu trabalho e suas habilidades em valor agregado ao produto em desenvolvimento.

O coaching facilita este processo na medida em que o coachee é apoiado pelo coach com o intuito de atingir resultados. São os resultados desejados que norteiam as etapas do processo de coaching.

O coach ajuda o coachee levando-o a um caminho até a realização dos seus objetivos. Tanto o processo de coaching, quanto as iterações em metodologias ágeis, são norteados por objetivos.

Os objetivos traçados no processo de coaching, em geral não são os mesmos traçados para um Sprint ou para um projeto em desenvolvimento, pois em geral pertencem a domínios e escopos diferentes. Mas os resultados relacionados ao desenvolvimento pessoal de uma equipe alcançados a partir do processo de coaching podem influenciar diretamente os resultados desejados a cada iteração no processo de desenvolvimento. O aprimoramento de habilidades individuais ou coletivas alcançados com o coaching pode ter influência direta na geração de valor agregado em um projeto.

 

No post de hoje apresentamos brevemente o conceito de coaching e enumeramos 3 aspectos importantes na cultura ágil que podem servir de motivação para a adoção do processo de coaching nas organizações.

A partir da análise dos aspectos Confiança, Melhoria Contínua e Resultados/Valor Agregado, apresentamos 3 possíveis pontos de interseção entre os benefícios do processo de coaching e os valores da cultura ágil.