6w2hUma pergunta importante do Scrum é “Como iniciar um projeto?”. O pré-jogo ou a Sprint zero não tem suas regras tão bem definidas como o método em si, que é focado no que acontece após a criação do Product Backlog.

O início de um projeto é provavelmente sua fase mais crítica. Entender corretamente as verdadeiras necessidades dos clientes desde o início é um grande passo para o sucesso. Cada erro de compreensão pode levar a múltiplos erros no futuro e a um alto custo de correção ou mesmo de abandono. Muitas técnicas são recomendadas para serem utilizadas nessa fase, porém uma das mais simples é a mais eficiente. Inicialmente conhecida como a técnica do 5W, hoje é chamada de 6W2H.

Essa sigla representa 8 questões que devem ser respondidas em qualquer projeto ou tarefa que fazemos: who, what, when, where, why, wins, how, how much.

WHO, ou quem, discute sobre as pessoas envolvidas na ação. No caso de uma tarefa normalmente estamos querendo indicar o responsável pela tarefa, ou seja, quem tem que garantir que algo vai acontecer. No caso de projeto “quem” pode significar muita gente e temos que identificar pelo menos algumas classes: quem pede, quem autoriza, quem paga, quem recebe, quem usa, quem se beneficia, quem pode ser prejudicado. Imagine um gerente de vendas comprando um sistema de venda operado em smartphones que será pago pelo departamento de marketing. Veja quantos estão envolvidos?

WHAT, ou o quê, discute conceitualmente o que vai ser feito. Normalmente é uma descrição do que deve ser alcançado sem nenhuma relação a forma como vai ser feito, o HOW, ou como. Em desenvolvimento de software a divisão entre “o quê” e “como” é normalmente encontrada na diferença entre a análise e o projeto. As histórias do usuário deveriam ser sempre ligadas ao “o quê”, cabendo à equipe a definir “como”, porém temos que aceitar que em um método ágil muitas vezes a história do usuário inclui decisões tecnológicas que seriam “um pecado” em métodos como a Análise Essencial.

WHEN, ou quando, e WHERE, ou onde, são importantes de uma forma diferente, pois normalmente agem não como requisitos, mas sim como restrições. “Quando” normalmente se refere a prazos de entrega, enquanto “onde” se refere a locais de execução ou de entrega.

Finalmente, os novatos dessa lista: WIN e HOW MUCH.

Obviamente “HOW MUCH“, ou “por quanto”, indica o valor do investimento do projeto. Isso é importantíssimo para definir não só o ROI do projeto, mas também várias questões de implementação e execução. Uma coisa é você pedir uma bijuteria  para ir a uma festa, outra coisa é uma jóia de ouro feita a mão por um designer conhecido. O investimento a ser feito em um projeto fala muito do tipo de tecnologia esperada, da segurança a falhas e da complexidade e funcionalidade esperada.

Já o WINS, o mais novo termo agregado à lista, e que não é bem uma pergunta, procura indicar os benefícios esperados do projeto. Cada vez mais o foco do desenvolvimento de um projeto tem mudado do que deve ser feito para o benefício que deve ser alcançado. Principalmente no caso de projetos ágeis, onde o valor entregue é o guia do desenvolvimento, esse conceito é mais importante. Entenda os benefícios de seu cliente e estará pronto para discutir o valor do produto.

6W2H, uma técnica simples de aprender, fácil de usar, de alta comunicabilidade. Uma técnica usada em projetos tradicionais, porém totalmente ágil.