Sim. Somos curiosos e queremos sempre saber o que mais agrada aos nossos leitores. Os posts abaixo são os mais lidos em 2017.  O primeiro lugar, p.ex., teve mais de 13 mil “unique pageviews”. E as contas todas são bem altas…

A quantidade de acessos e os posts mais acessados deixam clara a inclinação do nosso Blog: Ser a fonte de referência técnica para quem procura evoluir na Agilidade. São muitos artigos técnicos. Artigos adequados para iniciantes e artigos que discutem tópicos mais avançados. Todos escritos por quem está nas trincheiras da Agilidade. Todos preparados visando disseminar a Agilidade e tornar a nossa comunidade cada vez maior e mais ágil.

Que venha 2018 com mais artigos e muito mais acessos. Obrigado a todos que fazem do nosso blog o melhor blog ágil genuinamente brasileiro.

ScrumHalf – Nós levamos o seu negócio para a Agilidade


Top 10 2017


10º Mais Lido


O Que é Reunião de Retrospectiva? FAQ Scrum

…s que julgar relevante, afinal, todos da equipe estão empenhados em fazer o processo dar certo.   Para saber mais sobre a Retrospectiva, recomendo assistirem o vídeo Retrospectiva da Sprint. Além disso, muitos outros vídeos sobre Scrum podem ser encontrados no canal UniversidadeScrum.   Continuem acompanhando série FAQ Scrum e até a próxima!  …

Continuar lendo…


9º Mais Lido


Estimativas, que unidade usar?

A estimativa do esforço necessário para entregar as histórias é um dos pontos em aberto do Scrum que permite mais variação. Como método ágil, Scrum atrai soluções participativas, como o “planning poker”, mas qualquer método que implique no compromisso da equipe com o valor encontrado é um bom método. É interessante notar que a estimativa pode variar de duas maneiras no Scrum: variando a unidade da estimativa ou variando a forma de chegar a uma…

Continuar lendo…


8º Mais Lido


Quais são os papéis do Scrum? – FAQ Scrum

…* Equipe As pessoas que preenchem estes papéis trabalham em conjunto, numa base diária, para assegurar o bom fluxo de informações e resolução rápida de mudanças.   Scrum Master O ScrumMaster é o guardião do processo. Ele é responsável por fazer o processo correr bem removendo os obstáculos que atrapalham a produtividade da equipe, organizando e…

Continuar lendo…


7º Mais Lido


Técnica para fazer uma Reunião de Retrospectiva no Scrum

…mente conforme o projeto for avançando. O próprio Scrum Master percebe o momento de fazer outras dinâmicas e promover uma reunião diferente em busca de fazer a equipe trabalhar melhor o processo da retrospectiva. Em outros posts, aqui no blog, apresentarei outras técnicas, para conduzir uma retrospectiva, que já usei com as equipes em que sou Scrum Master. Enquanto isso, pergunto a você: qual…

Continuar lendo…


6º Mais Lido


O Quadro de Tarefas no Scrum

…m uma sprint precisam ser quebrados em tarefas para que a equipe de desenvolvimento consiga transformá-lo em um incremento para o produto. Nesse momento é que entram os post-its, as linhas e as raias do famoso quadro. Como o quadro de tarefas não faz parte do framework Scrum, não há nenhuma recomendação especificada no guia. Nesse post tentarei explicar basicamente o que ele é e como organizá-lo, para que você possa entender melhor os conceitos…

Continuar lendo…


5º Mais Lido


Critérios de Aceitação das User Stories

No post da semana passada falamos sobre o que é e como escrever Histórias (User Stories) no Scrum: “User Stories – O que são? Como usá-las?”. Dando continuidade a esse assunto, hoje falaremos sobre os Critérios de Aceitação das Histórias . Os Critérios de Aceitação são representados por uma lista de itens de negócio que expressam formas…

Continuar lendo…


4º Mais Lido


O que é Sprint? – FAQ Scrum

…acordo com a definição que podemos encontrar no post Aprendendo os termos Scrum – Glossário, temos que a Sprint “Representa um ciclo de trabalho no Scrum. Esse ciclo pode ser de 2 semanas, 3 ou 4 semanas, que é o Timebox das Sprints. As Sprints devem ter sempre a mesma duração.” A cada Sprint um conjunto de requisitos é implementado, tendo como resultado um incremento do produto que está sendo desenvolvido. Na figura abaixo temos um esquema…

Continuar lendo…


3º Mais Lido


Burndown chart – Mede o progresso da sprint e dá indicativos do processo de trabalho da equipe

…dade do PO em ajudar a equipe no momento que ela mais precisa, ou do Scrum Master que não resolve em tempo os impedimentos que surgem em uma sprint. Nesse post vou explicar como montar e traçar o gráfico Burndown ao longo da sprint, para aqueles que estão iniciando no Scrum e apresentarem alguns dos indicativos que ele nos mostra para avaliarmos nas reuniões diárias e também após a sprint…

Continuar lendo…


2º Mais Lido


10 Fatores Para Você Descobrir O Que Te Motiva

…intrinsecamente, mais nos motiva a fazer nossas atividades diárias, sejam elas pessoais ou profissionais. Acho que, pelo bem da simplificação, os 3 fatores iniciais levantados pelo Malone realmente podem ser considerados os fatores básicos de motivação porque, de certa forma, agrupam os demais fatores levantados. E também concordo com o Malone quando ele diz que, atualmente, as pessoas se empolgam mais com os “novos” fatores amor e…

Continuar lendo…


O Mais Lido


User Stories – O que são? Como Usar?

Podemos definir e organizar os requisitos de um sistema utilizando User Stories (histórias de usuário). User Stories são artefatos de desenvolvimento utilizados em sistemas geridos segundo metodologias ágeis. Muitas perguntas são levantadas na hora de escrever User Stories, por exemplo:      * User Stories são iguais Casos  de Uso?      * Como descrevo…

Continuar lendo…