O método mais eficiente e efetivo de transmitir informação para a equipe de desenvolvimento está na conversa cara-a-cara (The most efficient and effective method of conveying information to and within a development team is face-to-face conversation).

Boa parte do conhecimento interno à uma equipe de desenvolvimento reside exclusivamente na cabeça dos seus membros, na forma de conhecimento tácito. Diferentemente de como ocorre com o conhecimento explícito (que pode ser representado em livros, apostilas, sites, etc), a transmissão e captura do conhecimento tácito é mais complexa e exige um intenso contato interpessoal. O sexto princípio do manifesto ágil trata da importância da conversa cara-a-cara, do contato interpessoal na transmissão de informação pra uma equipe de desenvolvimento.

Em muitas equipes as pessoas abrem mão da conversa cara-a-cara para utilizar ferramentas virtuais como chats, email, intranets, etc. Embora essas formas de comunicação tenham grande importância, elas geram margem para interpretações superficiais e até mesmo equivocadas, o que pode gerar retrabalho no futuro.

A comunicação direta é capaz de passar confiança. Nenhum texto, por melhor que tenha sido escrito, substitui a conversa com seus tropeços e suas imperfeições. Aliás, estas imperfeições tornam a conversa direta mais confiável, sem "maquiagem", onde o significado do que se fala não vem somente das palavras, mas é enriquecido pela maneira de falar e pelas expressões corporais. O contato interpessoal permite que, através das expressões dos seus membros, a equipe perceba fatores que em geral não são expressos em textos, como dificuldade, insegurança, auto-estima e outras sensações que podem influenciar nas tomadas de decisões. Além disso, vale ressaltar o ganho que se tem em objetividade através do contato interpessoal.

A reunião diária é um exemplo de conversa cara-a-cara que tem grande importância nas equipes de desenvolvimento ágil. Numa conversa rápida e informal, a equipe troca informações sobre o processo de desenvolvimento de forma rápida e objetiva, dizendo apenas o que é preciso ser dito naquele momento. A prática do contato direto entre os membros da equipe mantém os mesmos em sintonia, não apenas em relação ao processo de desenvolvimento, mas também quanto ao ponto de vista da equipe em relação ao projeto em desenvolvimento, o que pode influenciar decisões a serem tomadas futuramente.