Agile TesterOlá Pessoal, no post de hoje irei falar sobre o Agilte Tester, o testador ágil. Esse termo é utilizado no livro Agile Testing: A Practical Guide for Testers and Agile Team para identificar o testador que está alinhado com os princípios e valores ágeis.

Em projetos de software, testes sempre são um motivo para discussão. Em projetos tradicionais, normalmente há uma gerência (Gerência de Qualidade) e uma equipe (Equipe de Garantia de Qualidade) que são responsáveis por especificar e realizar os testes. A Equipe de Garantia de Qualidade busca encontrar erros, sejam erros de não conformidades com normas técnicas ou não atendimento de requisitos do software. Por outro lado, em projetos ágeis, essa burocracia pode atrapalhar bastante o andamento do projeto. Atualmente, técnicas como o TDD indicam que os testes deve ser escritos e executados pelos próprios programadores, quebrando um pouco a prática tradicional.

 

Agile Testing é mais do que isso, é uma forma de utilizar os valores ágeis para auxiliar o testador, o chamado Agile Tester, o ajudando a fazer melhor seu trabalho, a ajudar seu time a entregar um maior valor de negócio para o projeto a cada iteração. Logo, não basta escrever um teste automatizado em um projeto ágil para falar que no projeto se faz Agile Testing e que a pessoa é um Agile Tester, alguns princípios devem ser seguidos para reforçar os valores da agilidade.

No livro são discutidos um conjunto de 10 mandamentos do Agile Tester, que irei apresentar abaixo.

  1. Forneça Feedback Contínuo

Como a ideia é utilizar esses conceitos em projetos ágeis, o conceito de feedback contínuo não é nenhuma novidade. Uma das principais funções do testador é apoiar o Product Owner e o Cliente à escrever os requisitos de cada user story, na forma de exemplos e testes.

  1. Entregue valor para o cliente

Desenvolvimento ágil é entregar valor em ciclos curtos para o Cliente. Nesse caso, o testador deve ficar atento às mesmas, se estão exatamente de acordo com o que o Cliente priorizou recentemente. Agile Testers sempre estão focados no projeto como um todo, i.e., as funcionalidades mais importantes de cada release devem estar prontas para serem entregues, mesmo que com isso, outras funcionalidades devam ficam em segundo plano.

  1. Buscar a comunicação olho no olho

​Nenhum time funciona bem sem uma boa comunicação. Como hoje em dia existem times distribuídos, em diferentes continentes, trabalhando no mesmo projeto, o Agile Tester deve buscar uma forma única para facilitar a comunicação com todos da equipe.

  1. Tenha coragem

Coragem é um valor importante em projetos ágeis, práticas como testes automatizados e integração contínua permitem ao time praticar esse valor. O time deve ter coragem de realizar mudanças, mas, sem uma suite de testes de regressão automatizados, essa mudança pode ser muito insegura. O Agile Tester deve ter coragem para encontrar os erros de outros e ajudá-los a não cometerem o mesmo erro. Deve ter coragem de pedir ajuda, mesmo quando quem pode ajudá-lo for uma pessoa de difícil acesso.

  1. Mantenha a simplicidade

​Agile Testers e seus times não devem apenas produzir o sofware mais simples possível que atenda aos requisitos do cliente, mas também devem encontrar a forma mais simples de medir se o software atende a esses requisitos. Logo, medições são importantes, mas, não devem ser uma barreira para a condução do projeto.

  1. Pratique a melhoria contínua

O Agile Tester sempre deve estar em busca de novas ferramentas, técnicas, habilidades ou práticas que auxiliem em seu trabalho de garantir que os desejos do cliente serão atendidos da forma mais simples possível.

  1. Responda a mudanças

​Apesar de esse ser um dos valores mais importantes para times ágeis, é um dos mais difícies conceitos para Agile Testers. Pois com a estabilidade, o testador pode dizer que, após ele testar algo, aquilo está pronto. Entretanto, a adaptação a mudança é necessária, logo, a utilização de ferramentas automatizadas para testes pode auxiliar um Agile Tester a responder a mudanças com maior rapidez e segurança.

  1. Seja auto-organizado

O Agile Tester é parte do time auto-organizado do projeto. Logo, ele deve buscar apoio de todos do time para atingir seus objetivos.

  1. Foque nas pessoas

Projetos de sucesso são aqueles onde boas pessoas conseguem fazer seu melhor trabalho. Como o tester encontra erros, ele deve fazê-lo sempre respeitando a todos da equipe, nunca focando na pessoa que cometeu algum erro, mas sim no erro que foi cometido, para evitar algum mal estar entre os membros da equipe e ajudar a todos a não cometerem os mesmos erros.

  1. Aproveite

Trabalhe em um time onde se sinta confortável, ninguém consegue realizar um bom trabalho em um ambiente ruim.

Finalizando, pode-se perceber que o Agile Tester deve estar alinhado com os princípios e valores ágeis, todos os 10 mandamentos são baseados neles. E você, se considera um Agile Tester??

Deixe seu comentário e vamos continuar esse bate papo…

 


Referência: