O tempo passa… E esse ano comemoramos 10 anos da criação do manisfeto ágil.

Em fevereiro de 2001, 17 especialistas da área de software se reuniram numa estação de esqui, em Utah, EUA, para conversarem e discutirem sobre o trabalho que cada um vinha executando nos anos 90 e se havia uma base comum entre eles. E o que eles vinham executando estava sendo chamado de processos "light-weight", o que eles viam com uma espécie de reação contrária, uma denominação pejorativa, ao invés de ser algo a ser representado, ou melhor promovido. Eles se perguntavam se o que vinham fazendo tinha algo em comum e o que seria. A resposta foi sim e, para surpresa de muitos, o que tinham em comum é o que conhecemos hoje como o Manifesto Ágil.

O Manifesto ágil foi apresentado ao público com a seguinte nota:

Estamos descobrindo novas formas de desenvolver software fazendo e ajudando os outros a fazê-lo também. Através desse trabalho chegamos aos seguintes valores:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

Ou seja, mesmo entendendo que há valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.

São esses os 4 valores fundamentais do Manifesto Ágil, mas vale a pena conhecer os 12 princípios também. São eles:

1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega adiantada e contínua de software de valor.

2. Mudanças nos requisitos são bem vindas, mesmo em estágios tardios do desenvolvimento. Processos ágeis devem admitir mudanças que trazem vantagens competitivas para o cliente.

3. Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, de preferência na menor escala de tempo possível.

4. Conhecedores do negócio e desenvolvedores devem trabalhar juntos diariamente durante o projeto.

5. Construir projetos com indivíduos motivados. Dê a eles o espaço de trabalho e o apoio de que necessitam, e confie neles para ter o trabalho pronto.

6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações na equipe é a conversa cara-a-cara.

7. Software funcionando é a principal medida de progresso.

8. Processos ágeis promovem o desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.

9. Atenção contínua à excelência técnica e bom design aumentam a agilidade.

10. Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não feito – é essencial.

11. As melhores arquiteturas, requisitos e design emergem de equipes auto-organizadas.

12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz, depois aprimora e ajusta seu comportamento em conformidade.

Martin Fowler e Jim Highsmith, dois dos membros do Manifesto Ágil, escreveram um artigo, The Agile Manifesto, explicando a motivação e o pensamento por trás de cada valor e princípio. Vale a pena a leitura!

Também recomendo a leitura de Writing the Agile Manifesto por Martin Fowler.

Para comemorar os 10 anos do Manifesto Ágil, publicaremos nesse mês 12 posts, um sobre cada princípio, e escritos por membros diferentes da Equipe Scrum do ScrumHalf, abordando o que há de melhor no desenvolvimento ágil. Não deixe de nos acompanhar!