Olá Pessoal, recentemente precisaAlterando o timemos aumentar uma de nossas equipes de desenvolvimento e, ao contratarmos uma nova pessoa, nos deparamos com o seguinte problema: Como integrar essa pessoa à equipe já existente e estabelecida?

Apesar do Scrum recomendar que a equipe não seja alterada durante a execução de um projeto, pode acontecer de membros entrarem ou sairem da equipe. Isso é recomendado pois ao alterar a quantidade de membros da equipe de desenvolvimento a velocidade média da mesma é alterada, o que pode atrapalhar o planejamento das Sprints. Ainda, ao se incluir um novo membro na equipe, o mesmo pode não conhecer de Scrum e das tecnologias utilizadas no Projeto.

Voltando a nossa experiência, o novo membro não conhecia sobre Scrum e conhecia parcialmente sobre as tecnologias utilizadas no Projeto, então, como proceder?

Primeiro, sobre as tecnologias utilizadas no projeto, foi elaborado um Tutorial que permite ao novo membro conhecer e se familiarizar com as tecnologias utilizadas e apenas isso. Não esperamos que com o tutorial o novo membro fique um expert no assunto, mas apenas que "quebre o gelo" com o mesmo, facilitando o aprendizado futuro, trabalhando com tais tecnologias. Em breve, publicaremos um novo post explicando como desenvolver um tutorial que alcance esses objetivos.

Vale lembrar que durante o tutorial o novo membro deve interromper a equipe sempre que precisar de maiores explicações, de forma a absorver o máximo de conhecimento possível do mesmo. Esse impacto no trabalho dos outros membros da equipe deve ser considerado no planejamento das sprints que ocorrerem enquanto o tutorial estiver sendo realizado, evitando que a equipe deixe de dar atenção ao novo membro em prol de atingir a meta.

Agora, sobre Scrum, o novo membro precisa, inicialmente, aprender os conceitos e se familiarizar com as cerimônias do Scrum. Para aprender os conceitos nós indicamos a leitura dos seguites posts do blog, nessa ordem:

A leitura desses posts foi indicada pois acreditamos que eles possam passar os conceitos básicos do Scrum. Por outro lado, em paralelo a essa leitura e ao tutorial, o novo membro participou de todas as cerimônias do Scrum (reunião diária, revisão, retrospectiva, planning 1 e 2), de forma a se familiarizar com a dinâmica das mesmas.

Por fim, mas não menos importante, ainda sobre Scrum, existe a necessidade de "ensinar" ao novo membro como as histórias são estimadas pela equipe. Esse passo é importante, pois uma equipe que é capaz de realizar boas estimativas tem uma maior chance de atingir a meta de cada Sprint, pois sabe estimar bem o esforço demandado por cada história. No nosso caso, nosso novo membro acabou o tutorial agora, ele ainda não participou efetivamente de nenhuma Sprint de desenvolvimento do Projeto. Assim que esse passo for concluído iremos publicar um post, descrevendo os passos adotados para resolver o problema.

Resumindo, cada projeto deve ter seu planejamento para a incorporação de um novo membro, de forma que o tempo entre a contratação do novo membro e a real produção do mesmo seja o menor possível. Nesse post eu descrevi o procedimento utilizado na GPE para a incorporação de um novo membro. Vale lembrar ainda que esse procedimento, a cada novo membro incluído pode e deve ser aperfeiçoado, de forma a torná-lo mais eficaz a cada iteração.

E na sua equipe, existe um procedimento para incorporação de novos membros? Qual sua experiência com essa tarefa?