Olá pessoal, no post Como incorporar um novo membro à equipe Scrum – Parte 1? nós falamos dos passos iniciais para a integração de um novo membro à equipe, o que inclui a realização de um Tutorial. Nesse post iremos descrever algumas características que o tutorial eficiente deve ter e como atingí-las.

Do dicionário, podemos definir tutorial como um ensino que é exercido por um tutor. Por outro lado, o novo membro sempre precisa de uma pessoa o ajudando e a equipe deve ser impactada da menor forma possível por isso, evitando alterações na produtividade da mesma. O tutorial irá atuar de forma a facilitar a passagem de conhecimento da equipe para o novo membro, amenizando (mas não evitando) o impacto no trabalho da equipe.

Como falado no post Como incorporar um novo membro à equipe Scrum – Parte 1?, o tutorial deve apresentar as tecnologias utilizadas de maneira simples, sem todos os detalhes utilizados pelos projetos, mas apenas com o básico, deve ser utilizado como o primeiro passo no aprendizado do novo membro. Mas agora fica a pergunta, como criar um tutorial assim? Abaixo iremos descrever o processo de criação do tutorial utilizado na GPE.

O 1º passo é a definição do escopo do tutorial, i.e., o que será abordado e o que ficará de fora do mesmo. Dessa forma separamos o conhecimento essencial do restante, lembrando que o tutorial visa passar para o novo membro o conhecimento essencial, não completo. No nosso caso, decidimos que o tutorial irá contemplar a arquitetura utilizada nos projetos em uma versão simplificada, mas com as mesmas tecnologias.Em seguida, esse passo deve ser executado dentro de cada camada da arquitetura, de forma a chegar em um conjunto de conceitos essenciais dentro de cada uma.

Agora, após definir os conceitos que serão abordados no tutorial, é hora de definir o mesmo. Nesse momento é interessante criar um "pano de fundo" para o mesmo, que permita ao novo membro perceber uma lógica no que está sendo feito e pedido. Isso é importante pois o tutorial pode ser utilizado pelo novo membro como referência em eventuais dúvidas. Se o mesmo for contextualizado em um cenário próximo do real, será mais fácil o membro ver semelhanças entre seu problema no projeto e o tutorial, contribuindo para a solução do mesmo. No nosso caso, criamos um cenário onde para uma determinada empresa, são cadastrados funcionários e tarefas, onde a relação de tarefa com funcionário é de n:n.

Ainda, vale lembrar que o tutorial deve ser o mais enxuto possível, de forma a permitir que o novo membro absorva o máximo de conteúdo no menor tempo possível, sem perder muito a aproximação com o mundo real. O nosso tutorial possui apenas 3 cadastros básicos, CRUD de Empresa, Funcionário e Tarefa. Achamos que são até muitas telas, ele gera, em algumas camadas, trabalho repetitivo, mas foi o formato que encontramos para abordar, por exemplo, os diferentes tipos de relacionamentos entre tabelas de uma forma ao mesmo tempo simples e não muito distante do mundo real.

Por fim, o tutorial sempre deve ser refinado. Os membros que o executarem devem deixar suas contribuições para o mesmo, explicando melhor as partes que tiveram dificuldade. Dessa forma, o tutorial estará sempre evoluindo, sempre sendo refinado e aumentando sua eficiência.

Resumindo, criar um tutorial aparentemente é uma tarefa fácil, mas requer atenção e planejamento. Um tutorial bem criado pode facilitar a incorporação de um novo membro à equipe, bem como diminuir os impactos causados na mesma devido a incorporação.

E na sua equipe, existe um tutorial definido? Qual a sua experiência no assunto? Participe!!!