Olá pessoal, recentemente participei do Agile Brazil 2012 e assisti à uma palestra interessante sobre desenvolvimento de código limpo. Essa palestra foi baseada no livro Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship – Uncle Bob. Nesse post irei comentar um pouco sobre a importância do desenvolvimento de código limpo para o andamento de projetos ágeis.

Segundo Uncle Bob, o desenvolvimento de código limpo é uma prática que visa a melhorar a legibilidade do código, e, por consequência a manutenção do mesmo. Um código limpo deve ser:

  • Simples – Deve conter apenas a complexidade necessária para resolver o problema;
  • Direto – Deve estar claro o que o código está fazendo, sem “enrolação”;
  • Eficiente – Deve ser gerado de forma a resolver o problema proposto corretamente;
  • Sem duplicidade – Se existe outro código que realiza a mesma operação, ele deve ser invocado;
  • Elegante – O código deve conter nomes representativos, além de estar bem indentado; e
  • Feito com cuidado – A codificação deve ser feita com atenção, sem pressa.

Quem realiza uma codificação limpa é considerado, de acordo com Uncle Bob, um programador profissional. Um profissional realiza codificação limpa pois ele se sente responsável pelo código gerado, assim, ele reduz a probabilidade de erros ocorrerem. Por outro lado, não profissionais ignoram esse fato, pois sempre buscam empurrar a sujeira para “debaixo do tapete”.

Mas e agilidade, entra aonde? Ela se aproveita exatamente da característica da responsabilidade do programador profissional. Em um ambiente ágil, precisamos que a equipe esteja comprometida com o projeto o máximo possível e qualquer sentimento de responsabilidade é útil para aumentar o grau de comprometimento da equipe como um todo.

Ainda, com a codificação limpa, as perdas geradas por alterações na equipe são reduzidas. Como o código foi bem feito, outro programador irá conseguir entendê-lo facilmente e, o ritmo da equipe tem uma maior chance de se manter estável.

Finalizando, vale lembrar que esse assunto é bastante extenso, em meus próximos posts irei me aprofundar mais nesse tema, descrevendo melhor as técnicas para codificação limpa, não perca!!!

E você, o que achou? Você escreve código limpo? Você é um programador profissional? Deixe seu comentário, vamos continuar esse bate papo. Até mais!!!