Olá pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre o planning poker e os problemas associados ao uso desta prática.

O Planning Poker é uma técnica utilizada para estimar de forma ágil o esforço necessário pra realizar um determinado trabalho.

O que é necessário para o Planning Poker?

   * O baralho com as cartas para o Planning Poker, que geralmente seguem a sequência de Fibonacci modificado: 0, 1/2, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 30, 40, 100.

   * O Product Backlog, ou uma lista com a histórias preparadas.

   * A Equipe de Desenvolvimento, o Scrum Master, e se necessário o Product Owner.

Mas algumas perguntas podem ficar no ar…

Mas por que os números tem que ser tão afastados um do outro?

Imagine se tivéssemos a sequência dos números naturais, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7…

É possível fazer distinção entre os números 6 e 7? Como os intervalos são muito pequenos fica difícil dizer realmente a diferença de uma história de 6 pontos e uma de 7.

Mas 1/2, 1, 2 e 3 estão muito perto…

Realmente, porém veja que estes números ainda são de ordem muito pequena, veja que 2 é o dobro de 1, ou seja, uma história de 2 pontos é mais ou menos como o dobro do esforço de uma história de 1 ponto.

O Product Owner não estará presente, então não posso estimar?

Podemos estimar sim, desde que os membros da equipe tenham claro o entendimento das histórias que serão estimadas, ou seja, que tais histórias estejam preparadas.

Pra saber como executar o Planning Poker basta conferir o post: O Meu Primeiro Planning Poker.

Depois desta rápida introdução, falarei sobre os problemas que podem surgir na hora de estimar e passarei algumas dicas.


Problema: Estimativas diferentes entre os membros da Equipe

  • Imagine, uma equipe de 7 pessoas estimando.
  • Imagine também que na hora de estimar uma história qualquer, saiu como resultado: 13, 13, 20, 20, 20, 40.

A maior parte da equipe estimou em 20 pontos, mas houve uma discrepância muito grande dentro das estimativas (13 menor pontuação e 40 maior pontuação ). Isso é um problema, mas que é corrigido imediatamente da seguinte forma:

Aqueles que pontuaram com números extremos (13 e 40) explicam o porquê da estimativa escolhida. Apresentam seus argumentos, explicam as dificuldade encontradas e possíveis maneiras de resolvê-las.

Nesse processo podemos ter um de dois casos acontecendo:

1o – O PO pode perceber que não houve um entendimento quanto ao que deve ser implementado na história

Nesse caso o PO, estando presente na reunião, esclarece os objetivos da história.

Não estando presente a Equipe pode tentar alcançá-lo caso esteja disponível para aparecer na reunião, conversar por telefone, conferência, etc.

Não estando disponível a Equipe pode decidir por deixar essa história para estimar em outro momento. Talvez não seja tão prioritária de ser implementada em sprints próximas, uma vez que não foi bem detalhada para compreensão de todos.

2o – A Equipe está tecnicamente pensando em soluções diferentes a ser implementada para a história.

Nesse caso, os próprios membros da Equipe discutindo entre si, podem chegar a um consenso de como deve ser feito o trabalho na história que está sendo estimada e em novas rodas do Planning Poker essa estimativa acabará por convergir para uma estimativa única.

Se um problema desse tipo persistir, com os membros da equipe dando pontuações muito distintas, talvez seja melhor repensar a história e talvez quebrá-la em histórias menores. Se é impreciso estimar, talvez seja porque ela não foi detalhada ou quebrada tanto quanto possível.