Um item de fundamental importância no desenvolvimento ágil é, sem dúvida, a confiança. No post de hoje falarei um pouco sobre o significado de confiança e sobre como alcançá-la em uma equipe de desenvolvimento ágil, deixando um pouco da visão que eu tenho sobre a importância da confiança em projetos ágeis.

De acordo com o dicionário Michaelis, confiança significa:

1 Ação de confiar. 2 Segurança íntima com que se procede. 3 Crédito, fé. 4 Boa fama. 5 Segurança e bom conceito. 6 Esperança firme. 7 Familiaridade. 8 pop Atrevimento, insolência, malcriação. 9 Ato libidinoso; licença.”

Destes significados destaco a “Segurança intima com o que se procede”, “Crédito”, “Segurança e bom conceito” e “Familiaridade” como as definições mais adequadas para confiança no contexto do desenvolvimento ágil.

A confiança não é algo que aparece em um piscar de olhos em uma equipe. Ela é conquistada ao longo do tempo de acordo com a conduta diária dos membros da equipe. É preciso que cada membro tenha consciência que suas atitudes do dia-a-dia é que vão influenciar na confiança que a equipe tem nele e vice-versa. Quando não existe confiança a equipe apresenta alguns sintomas, como:

  • Decisões centralizadas
  • Falta de motivação dos membros da equipe
  • Sobrecarga de trabalho para um membro (ou uma parte) da equipe
  • Centralização do conhecimento
  • Distanciamento entre os membros da equipe

Baseado nas experiências da equipe da qual faço parte, destaco neste post dois comportamentos que podem ajudar as equipes a aumentarem o grau de confiança entre os seus membros.

Sejamos honestos

De maneira geral, para ganhar a confiança de alguém, basta que cumpramos com o que prometemos. Uma pessoa confia na outra quando sabe que pode contar com ela, que ela vai cumprir com o que prometeu. Por isso é importante que haja honestidade dentro da equipe, que cada membro “prometa” aquilo que sabe que pode cumprir. Entretanto, muitas vezes não conseguimos cumprir com o que prometemos por diversos fatores e aí a honestidade também deve estar presente, para esclarecer o que deu errado e aprender para não cair no mesmo erro novamente. A meu ver, se formos honestos mesmo quando não conseguimos cumprir com o que prometemos a confiança em nós não será prejudicada. Quem é honesto tende a ter “crédito”, a ter “bom conceito”.

Equipe somos “Nós”! Não “eles”!

Para promover a confiança em uma equipe ágil é preciso que todos os seus membros, ao falar da equipe, usem o pronome “nós” não o pronome “eles”. Isto significa que os membros da equipe devem assumir juntos todas as responsabilidades relacionadas ao desenvolvimento. Cada membro chama para si as responsabilidades da equipe. Mesmo que surja uma demanda que não seja da especialidade do membro que a identificou, este deve apresentar o problema para a equipe para que juntos possam suprir a demanda. O pensamento coletivo dentro da equipe faz com que todos os problemas encontrados sejam problemas da equipe e não problemas de um membro individualmente. Trabalhar em coletividade aumenta em cada membro da equipe a “segurança íntima com o que se procede” e a “familiaridade” com a equipe.

Uma equipe cujos membros confiam uns nos outros se torna mais rápida na execução das tarefas, pois uma vez tendo a confiança da equipe, cada membro adquire mais coragem e liberdade para executar suas tarefas, tornando desnecessários procedimentos para verificar tudo o que está sendo feito dentro da equipe, procedimentos disciplinares, etc – o que poderia tornar o desenvolvimento mais lento. Vale lembrar que a confiança deve existir não apenas dentro de uma equipe de desenvolvimento, mas em toda a organização e nos dois sentidos: das equipes de desenvolvimento para a organização e vice-versa.

E sua equipe, sabe da importância da confiança? Existe confiança entre os membros da sua equipe?  Não deixe de comentar!

Até o próximo post!