Nunca é demais falarmos da Equipe Scrum, que é composta pelo Product Owner, pelo Scrum Master e pela Equipe de Desenvolvimento. É sempre bom, também, reforçar as responsabilidades de cada um desses papéis, representados no Scrum.

Nesse post falaremos dos papéis no Scrum com base no novo Guia Scrum 2011:

Equipes Scrum são auto-organizadas e multidisciplinares. Equipes auto-organizadas escolhem a melhor forma de desenvolver seus trabalhos ao invés de serem comandadas por outros de fora da equipe. Equipes multidisciplinares possuem todas as competências necessárias para desenvolverem seus trabalhos sem dependerem de outros que não fazem parte da Equipe Scrum. O modelo da Equipe Scrum é desenvolvido para otimizar a flexibilidade, criatividade e produtividade.

Equipes Scrum entregam produtos iterativamente e incrementalmente maximizando a oportunidade de feedback. Entregas incremetais de produto "pronto" garantem que uma versão do produto potencialmente utilizável está sempre disponível para uso.

Sendo assim, vamos falar das responsabilidades de cada papel da Equipe Scrum e suas interseções de forma a garantir o funcionamento do Scrum. O que significa o Scrum Master apoiar a Equipe de Desenvolvimento ou o PO. Como o PO e a Equipe de Desenvolvimento se relacionam?

Como o Scrum é uma metodologia ágil que requer o comprometimento de todos com o projeto, não importando o seu papel, é imprescindível  que ocorram interseções nesses papéis.

Essas interseções não acontecem no sentido de absorver responsabilidades do outro papel, por exemplo, Scrum Master desempenhando algumas das funções do Product Owner ou atuando junto da Equipe de Desenvolvimento. Não. Essas interseções representam a colaboração, o apoio mútuo, entre os papéis para garantir o uso do Scrum.

O Product Owner é o responsável pelo produto, tendo como meta maximizar o valor do produto e do trabalho da Equipe de Desenvolvimento. Como isso será alcançado dependerá de cada organização, Equipe Scrum e dos indivíduos que compõem a Equipe Scrum.

O Product Owner é representado por apenas uma pessoa e não um comitê. No entanto, ele pode representar os desejos de um comitê, que pode ser o cliente, stakeholders… mas é responsabilidade do Product Owner manter o product backlog, que incluem:

  • Descrever claramente os itens do product backlog;
  • Ordernar os itens do product backlog da melhor forma a atingir os objetivos e metas;
  • Garantir o valor do trabalho produzido pela Equipe de Desenvolvimento;
  • Garantir que o product backlog esteja sempre visível, transparente e claro para todos e apresentando o que a Equipe de Desenvolvimento irá trabalhar na próxima iteração;
  • Garantir que a Equipe de Desenvolvimento entenda os itens do product backlog no nível necessário.

O Product Owner pode fazer o trabalho listado acima ou tê-lo feito pela Equipe de Desenvolvimento. No entanto, ele ainda permanece como o responsável pelo product backlog.

Para que o Product Owner seja bem sucedido, toda a organização deve respeitar suas decisões. As decisões do PO estão visíveis no conteúdo e ordenação do product backlog. Ninguém está autorizado a dizer que a Equipe de Desenvolvimento trabalhará em um conjunto diferente de requisitos e a Equipe de Desenvolvimento não deve trabalhar no que ninguém externo solicitar, mas somente no que for definido pelo PO.

 

A Equipe de Desenvolvimento é a responsável pelo desenvolvimento do produto. As características da Equipe de Desenvolvimento são:

  • Auto-organizada. Ninguém, nem mesmo o Scrum Master, diz como transformar o product backlog em incrementos do produto;
  • Multidisciplinar. Possuem todas as habilidades, capacidades, para transformar o product backlog em produto;
  • Scrum não reconhece nenhum título para os membros da Equipe de Desenvolvimento, que não seja o de desenvolvedor, independente do trabalho executado pelo membro; e
  • A Equipe de Desenvolvimento não possui sub-equipes dedicadas a domínios particulares, como testes e análise de negócios.

À Equipe de Desenvolvimento que cabe a responsabilidade de estimar o esforço para implementação das histórias descritas no product backlog.

 

O Scrum Master é responsável por garantir que o framework Scrum seja compreendido e praticado por todos. O Scrum Master faz isso garantindo que a Equipe Scrum adira a teoria, a prática e as regras do Scrum. O Scrum Master é o servo-líder para a Equipe Scrum.

Ele também é responsável por ajudar aos que estão fora da Equipe Scrum a compreenderem quais de suas interações com a Equipe Scrum são válidas e quais não são. Ele ajuda-os a adaptarem a forma de interagirem com a Equipe Scrum para maximizar o valor criado para a Equipe Scrum.

 

O Product Owner se relaciona com a Equipe de Desenvolvimento para dar esclarecimentos quanto ao trabalho que deve ser implementado, garantindo que a Equipe de Desenvolvimento entenda os itens do product backlog no nível de detalhes necessário.

Uma vez comprometido com o projeto ele deve fornecer à Equipe de Desenvolvimento, sempre que requisitado e necessário, informações para tornar as histórias claras o suficiente para que a Equipe de Desenvolvimento possa desenvolver um produto em conformidade com o desejado. Portanto, o PO deve estar acessível ao longo das iterações sempre que houver dúvida por parte da Equipe de Desenvolvimento, que por sua vez tem total liberdade para consultá-lo no momento em que for preciso.

 

O Scrum Master se relaciona com a Equipe de Desenvolvimento quando a apoia garantindo o progresso dos trabalhos. Isso acontece da seguinte forma:

  • Apoiando a Equipe de Desenvolvimento a ser auto-organizada e multidisciplinar;
  • Ensinando e liderando a Equipe de Desenvolvimento para criar produtos de alto valor;
  • Removendo os impedimentos para que a Equipe de Desenvolvimento possa progredir;
  • Facilitando eventos do Scrum conforme requisitado ou necessário; e
  • Treinando a Equipe de Desenvolvimento em ambientes organizacionais em que o Scrum ainda não está totalmente aprovado e compreendido.

 

O Scrum Master se relaciona com o Product Owner quando o apoia a aperfeiçoar o planejamento dos trabalhos a serem executados. Isso acontece da seguinte forma:

  • Encontrando técnicas para a gestão eficaz do product backlog;
  • Comunicando claramente a visão, metas e itens do product backlog para a Equipe de Desenvolvimento;
  • Ensinando a Equipe de Desenvolvimento a como criar itens claros e concisos no product backlog;
  • Fazendo entender e praticar a agilidade; e
  • Facilitando os eventos do Scrum conforme requisitado ou necessário.

 

E quando os três papéis se relacionam de forma harmônica e constante ao longo das iterações aí sim nós temos o Scrum sendo implementado. Essa é mais uma medida que temos para saber se estamos aderente ao uso do Scrum ou não. Se precisamos melhorar e no que temos que melhorar.

E nos seu projeto? Os papéis estão se relacionando de forma a estarem implementando o Scrum? Alguam intereseção não funciona bem? Se é o caso, quais são as consequências indesejáveis?