Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

 Quando falamos sobre métodos ágeis, a comparação com os métodos tradicionais é inevitável. Esse é um assunto muito discutido e muito interessante. Apesar de diferentes, é possível notar objetivos convergentes nas duas linhas. Traçar um paralelo, sempre que possível, é importante para facilitar o aprendizado da nova metodologia e mostrar que muitos dos objetivos não mudaram. Hoje iremos falar sobre a melhoria continua.

 

Para os praticantes e estudiosos do PMBOK, o termo “Lições aprendidas” deve ser comum. Ao final de um projeto , sendo ele concluído com sucesso ou não, é necessário documentar os erros, acertos, feedbacks, novas competências adquiridas etc. para que você possa buscar o aumento da sua eficiência no próximo projeto. No planejamento de uma nova empreitada, as lições aprendidas anteriormente devem ser estudadas para definir a melhor equipe, o melhor método e a melhor tecnologia para atacar esse novo desafio.

 

Essa prática, embora altamente benéfica, é muitas vezes ignorada ou esquecida. Após o aceite final, o projeto é dado como concluído e as lições aprendidas muitas vezes são negligenciadas. As vezes por falta de tempo, outras pela cultura organizacional.

 

Em paralelo, no Scrum existe a Reunião de Retrospectiva, que ocorre ao final de cada sprint e incentiva a equipe a externalizar e registrar tudo o que considerou bom, para ser mantido, e ruim, para ser melhorado. Essa prática é utilizada para incentivar a equipe a buscar o constante aprendizado e evolução. A Sprint curta permite que o tempo entre uma reunião e outra seja pequeno, possibilitando aos participantes que lembrem com mais clareza os pontos que julgaram relevantes para serem documentados. Essa reunião é de extrema importância para o Scrum e a sprint não pode terminar sem que ela tenha sido realizada.

 

Os pontos levantados em cada retrospectiva devem ser levados em consideração já no planejamento da próxima Sprint. Afinal, quanto mais rápida for a implementação das soluções levantadas mais rápidas serão obtidos os benefícios dessas melhorias.

 

Quando estudamos métodos ágeis mais a fundo, podemos perceber que muitos dos conceitos e dos objetivos das metodologias tradicionais não são ignorados. Muitas vezes, a maneira de se executar determinados passos é apenas alterada, mas o benefício buscado é o mesmo. Espero que tenha mostrado a você a importância da melhoria contínua, que é incentivada tanto pelas metodologias ágeis quanto pelas metodologias tradicionais. Além disso, espero ter mostrado que as metodologias não são diametralmente opostos no final das contas. O comparativo entre as duas metodologias é um assunto muito interessante que pretendo continuar tratando nos próximos posts. Deixem suas sugestões nos comentários. Até a próxima!