É previsto ao longo da sprint, após um ciclo de 24 horas, a execução da reunião diária. Um dos nomes em inglês para essa reunião é “Standup Meeting” que resume bem a forma como deve ser conduzida a reunião: deve ser feita em pé, para não durar mais do que 15 minutos. Consequentemente deve ser objetiva.


Essa reunião promove a comunicação entre os membros da equipe e dá visibilidade ao andamento dos trabalhos, pois cada membro deve responder, para os demais, três perguntas básicas:


* O que fiz ontem?

* O que irei fazer hoje?

* Quais são meus impedimentos?


Responder a essas perguntas é ir muito além da resposta em si.


Essa reunião é um dos momentos onde os membros da equipe tomam conhecimento do trabalho dos demais e das dificuldades que eventualmente alguém esteja passando. É quando o Scrum Master, no papel de facilitador, auxilia a equipe dando solução aos problemas que a equipe expõe na reunião ou conduzindo-os para resolução após a reunião.


É o momento onde a equipe se auto-organiza de forma a esquematizar a melhor forma de atacar as histórias, cada um escolhendo a tarefa em que irá trabalhar, de acordo com as prioridades, considerando o que falta ser feito e o tempo que ainda resta na sprint.  


O Scrum Master, como mantenedor do processo, tem como papel ressaltar a importância da equipe se reunir diariamente e cuidar para que a reunião não fuja aos seus propósitos. A reunião diária deve ser sempre objetiva, não desviando para assuntos técnicos ou de outro escopo.


A Reunião Diária promove inspeção contínua para adaptação imediata e dá transparência para avaliar os seguintes pontos:


* Grau de comunicação entre os membros da equipe

* Nível de comprometimento da equipe com o projeto

* Esforço da equipe para alcançar a meta

* Capacidade da equipe de se auto-organizar

* Capacidade do Scrum Master em auxiliar a equipe

 

Como anda sua equipe com o uso do Scrum? Está sendo possível avaliá-la com as reuniões diárias?