Disponibilizamos em nosso blog uma nova sessão dedicada aos Tutoriais que explicam o uso do Scrum com apoio do ScrumHalf.

Essa sessão está disponível na aba "Scrumhalf – A Ferramenta", conforme ilustrado na figura ao lado. Lá será possível assistir aos tutoriais em vídeos que apresentam como o processo Scrum e seus artefatos estão implementados no ScrumHalf.

O primeiro tutorial: Criando um Projeto Scrum apresenta com detalhes:

Criação do projeto – definição de nome, descrição e papel que o administrador do projeto desempenhará no projeto: Product Owner, Scrum Master ou Equipe.

Configuração do projeto – data de início do projeto e data do pré-game; definição de história pronta e preparada; velocidade da equipe e timebox da sprint; conta Twitter para o projeto.

Convite de participantes – envio de email para convidar participantes com papéis pré-selecionados pelo administrador do projeto.


O segundo tutorial apresenta o artefato de uso inicial no projeto: O Product Backlog.

O Product Backlog é a área de trabalho do Product Owner, ou seja, o dono do produto. Lá é onde ficam listados todos os itens que devem ser trabalhos para desenvolvimento do projeto e, consequentemente, a criação do produto.

O Product Backlog no ScrumHalf é dividido em histórias propostas e histórias aprovadas. Qualquer participante do projeto pode propor histórias, mas apenas o Product Owner pode aprová-las, já que o Product Backlog é responsabilidade do Product Owner.


O terceiro e quarto tutoriais apresentam, respectivamente, a Criação da Sprint e o Desenvolvimento da Sprint.

Criar uma sprint significa planejar os ciclos de trabalhos no projeto. Para isso é preciso definir a data de início e término da sprint e selecionar quais as histórias que farão parte da sprint.

Criada a Sprint é chegada a hora da equipe planejar o dia-a-dia de trabalho dividindo cada história em tarefas de duração máxima de 1 dia. Dessa forma é possível que todos trabalhem numa mesma história como uma equipe coesa, seguindo a filosofia do Scrum.


Todos os tutorias estão também disponíveis na Universidade Scrum, no Youtube. Inscreva-se já para ser informado sempre que for disponibilizado um novo tutorial.

Não deixe de nos enviar sua opinião!