Olá pessoal!

Hoje continuo a falar mais um pouco das questões de gerência tradicional de projetos e o Scrum.

Particularmente, vamos tratar do papel do Gerente de Projetos em contrapartida a gerência de projetos com Scrum.

Tenho lido muitas publicações em fóruns e blogs de discussões sobre o tema, com opiniões as mais diversas possíveis.

Mesmo na prática, em organizações nas quais tivemos a oportunidade de auxiliar no processo de implantação do Scrum, há uma percepção inicial de que “sem gerente não pode haver gerência”.

Já identificamos em trabalhos anteriores que as barreiras culturais têm sido consideradas como uma das principais dificuldades na adoção do Scrum.

Nas nossas experiências, essas dúvidas e ansiedades foram se dissipando com a prática e com a evidenciação dos resultados alcançados.

O framework Scrum  especifica uma estrutura com cerimônias, artefatos e papéis definindo como as equipes devem trabalhar em ambientes com constantes alterações e com surgimentos de novos requisitos.

E é com base nessa especificação que chegamos a um entendimento de que mudam os papeis, mas as atividades de gerência permanecem, só que agora atribuídas ao SM, P.O. e Equipe.

Vamos tomar como exemplo algumas das atividades mais peculiares do Gerente de Projetos:

  •  Atribuição de tarefas e prazos aos membros da equipe.

Times também são auto-organizáveis. Ninguém – nem mesmo o ScrumMaster – diz ao time como transformar o Backlog do Produto em incrementos de funcionalidades entregáveis.

  • Identificação, documentação, gerenciamento e solução todos os problemas que possam surgir.

As Reuniões Diárias melhoram a comunicação, eliminam outras reuniões, identificam e removem impedimentos para o desenvolvimento, ressaltam e promovem a tomada rápida de decisões e melhoram o nível de conhecimento de todos acerca do projeto.

  • Controle da qualidade num nível de qualidade aceitável.

O ScrumMaster educa o Time Scrum treinando-o e levando-o a ser mais produtivo e a desenvolver produtosde maior qualidade. Tanto a composição do time quanto as metas de qualidade devem permanecer constantes durante a Sprint.

  • Cobrança de cada membro da equipe para que as tarefas atribuídas estejam sendo realizadas com sucesso.

Scrum exige que os Times desenvolvam um incremento de funcionalidade do produto a cada Sprint. Esse incremento deve ser potencialmente entregável, pois o Product Owner pode optar por implantar a funcionalidade imediatamente.

  • Verificação das etapas do projeto visando a evolução para as fases seguintes.

  As Sprints contêm e consistem na reunião de Planejamento de Sprint, o trabalho de desenvolvimento, a Revisão da Sprint e a Retrospectiva da Sprint. As Sprints ocorrem uma após a outra, sem intervalos entre elas.

  •  Verificação e a finalização do projeto e a realização de um levantamento dos erros e acertos.

Durante a Revisão da Sprint, o Time Scrum e as partes interessadas colaboram sobre o que acabou de ser feito. A reunião inclui ao menos os seguintes elementos. O Product Owner identifica o que foi feito e o que não foi feito. O Time discute sobre o que correu bem durante a Sprint e quais problemas foram enfrentados, além de como esses problemas foram resolvidos.

A finalidade da Retrospectiva é inspecionar como correu a última Sprint em se tratando de pessoas, das relações entre elas, dos processos e das ferramentas. A inspeção deve identificar e priorizar os principais itens que correram bem e aqueles que, se feitos de modo diferente, poderiam ter deixado as coisas ainda melhores.

Vimos, portanto, que podemos redistribuir e atribuir as diversas outras atividades do Gerente de Projetos aos papeis do Scrum em suas cerimônias. Apesar de suas naturezas diferenciadas, o Scrum pode se alinhar a esses aspectos da gerência tradicional de projetos repensando os papeis e as atividades no processo.

E você? Tem ou teve alguma experiência ou comentário sobre tais dificuldades que queira compartilhar conosco?

Então não deixe de comentar aqui seus questionamentos e de assistir aos vídeos do Papo Ágil, na Universidade Scrum.

Encontro vocês num próximo post. Até lá!