bombons-300x200Olá! Continuando com a ideia de dividir técnicas utilizadas em reuniões de Retrospectiva com vocês, hoje vou falar sobre mais uma atividade que fiz com uma das equipes da GPE. Essa atividade foi uma adaptação da Retrospective Cookies, do Adam Weisbart, e também funcionou bastante bem, principalmente por um dos recursos envolvidos: comida, nesse caso, bombons.

A dinâmica desenvolvida pelo Adam Weisbart possui o objetivo de unir dois pontos que o autor considera campeões para reuniões desse tipo: perguntas que causam reflexão na equipe e comida, ingrediente jamais considerado ruim em uma reunião. Pensando nisso, ele reuniu 25 perguntas sobre o processo Scrum e sobre preocupações rotineiras de uma Sprint e criou uma caixa de Biscoitos da Sorte, com essas perguntinhas dentro de cada biscoito. A ideia é que ao longo da Retrospectiva, cada membro pegue um biscoito da caixa, leia sua sorte, discuta sobre ela com a equipe e coma seu biscoito, claro.

envelopes

No meu caso, resolvi adaptar a dinâmica e criar minhas próprias perguntas. Como não seria possível colocá-las dentro de Biscoitos da Sorte, resolvi usar bombons, também muito bem-vindos para a maioria das pessoas. Por ser a última Retrospectiva do ano, o objetivo da reunião em que utilizei a técnica foi rever todo o trabalho que foi realizado, refletir sobre o que foi bom e o que foi ruim, o que vinha pela frente etc. Sendo assim, formulei perguntas que estivessem relacionadas a estes tópicos e coloquei em pequenos envelopes coloridos, como os da imagem ao lado. Assim estava concluída a primeira etapa da preparação da dinâmica.

 

20130104_122738

 

 

A segunda etapa era comprar justamente os bombons. A minha intenção era que a equipe escolhesse o sabor do bombom e a pergunta viesse de “brinde”. Por isso, comprei 10 bombons de sabores diferentes e embaixo de cada um deles colei um pedacinho de papel com a cor correspondente à do envelope. Assim, quando cada pessoa escolhesse o seu bombom, ela teria uma pergunta associada e a mesma deveria ser respondida e discutida com a equipe, caso alguém quisesse dar sua opinião.

 

 

Após arrumada a sala para a Retrospectiva foi assim que ela ficou:

20130104_112613

Resultados

Senti que a equipe ficou bastante estimulada com a novidade e por a dinâmica envolver um elemento que agradava bastante a eles. O fato de o Scrum Master formular perguntas que às vezes eles não esperam responder, traz a tona pontos e observações interessantes sobre o trabalho desenvolvido e pode ajudar quando o Scrum Master sente que é preciso discutir um tema que às vezes a equipe acaba não trazendo para a Retrospectiva. Por envolver comida, acaba que o clima da Retrospectiva fica leve e descontraído, mesmo que assuntos que exijam maior reflexão e discussão sejam tratados. A Retrospectiva acaba virando uma roda de discussão, onde todos ficam a vontade para expor suas opiniões e evoluir nas discussões.

Dicas

Uma dica é tentar envolver elementos que agradam a equipe. Por exemplo, a minha ideia inicial era usar pequenos Panettones, por causa da época do ano. No entanto, me preocupei em saber se isso agradava à equipe e percebi que não. Talvez se tivesse usado a ideia inicial, não haveria a brincadeira de buscar o bombom preferido e o clima não tivesse ficado tão descontraído.

Outra dica é tomar cuidado com as perguntas que serão feitas. Às vezes quando formulamos as perguntas pensamos que elas trarão tópicos totalmente diferentes, mas acaba que depende muito da interpretação de quem está respondendo tal pergunta. Tente formular perguntas bastante objetivas e tente perguntar certo. Acredite, “Você quer tal coisa?” e “Você não quer tal coisa?” podem ter respostas bem distintas.

Por último, aprimore e mude sempre suas perguntas. Ao fazer essa Retrospectiva, percebi que algumas perguntas poderiam ter outro foco ou serem diferentes. Em uma próxima oportunidade, essas perguntas com certeza serão melhoradas para tentar cumprir melhor seus objetivos. E, claro, de acordo com o foco da Retrospectiva, essas perguntas devem ser alteradas. Lembre-se sempre de fazer perguntas que busquem fazer com que a equipe reflita sobre aquilo que você vê que eles precisam dar atenção. Em alguns momentos esses tópicos surgem por si só, mas às vezes é bom dar um empurrãozinho.

E aí, gostaram? Que tal agora tentar com sua equipe e depois contar sua experiência para nós?