Nesta última semana demos início a um novo projeto na GPE. E, como não poderia ser diferente, esta nova empreitada terá seu desenvolvimento apoiado pelo framework Scrum. Ok, mas… qual deve ser o primeiro passo desse projeto? A gente já começa com uma reunião de planejamento? Existe alguma cerimônia Scrum que corresponda à reunião de kick-off? Sim, ela existe… justamente para garantir que todos saibam qual é o plano.

Apesar de não fazer parte do conjunto oficial de cerimônias do Scrum, a reunião de Visão – também conhecida por pré-game, pré-jogo ou Sprint 0 – é um momento importante do desenvolvimento Scrum e visa estabelecer um ponto no processo onde o PO deve expor ao Time e ao Scrum Master detalhes sobre o produto que será construído. É nesta reunião que a Equipe Scrum tem o primeiro contato com o projeto e é nela também que se inicia a formação do Product Backlog e são estabelecidas definições importantes do processo Scrum. 

Para começar, como funciona a reunião de Visão? Não tem mistério, nem segredos ou receita. Algumas técnicas, como Product Vision Box, Product Roadpmap e Product Datasheet, são recomendadas, mas o foco deve estar em expor à Equipe e ao Scrum Master qual foi a necessidade que deu origem ao projeto, o que já existe dele e o que o PO espera que seja alcançado quando o desenvolvimento for finalizado. O importante é que após esta reunião, todos os envolvidos estejam cientes de todas essas informações, pois são elas que nortearão o desenvolvimento do produto durante toda a duração do projeto.

Dito isto, a presença do PO, do Time Scrum e do Scrum Master são indispensáveis. Além deles, todos os interessados no projeto podem estar presentes e  podem auxiliar o PO na criação dos primeiros itens do Product Backlog. O Time também deve participar deste processo, sugerindo ao PO itens que eles julgam que devem ser considerados.

Ainda durante esta primeira reunião do projeto, é preciso que Equipe e PO conversem e definam 3 componentes importantes do processo Scrum: o Timebox da Sprint, a Definição de Preparado e a Definição de Pronto. Já conversamos sobre eles aqui no blog, mas vale ressaltar que cada um desses itens é de extrema importância para o bom funcionamento do processo Scrum. O Timebox vai estabelecer o tempo que será utilizado em cada uma das etapas e cerimônias do projeto. A Definição de Preparado define os requisitos que a descrição do item do Backlog deve obedecer para ser considerado preparado para o desenvolvimento. Apenas itens preparados podem ser considerados para o Sprint Backlog. E, por último, a Definição de Pronto. Ela define o que deve ser feito em cada item do Backlog para que ele seja considerado pronto para ser apresentado ao PO, com o objetivo de garantir a qualidade do entregável produzido. 

Todas essas definições devem ser estabelecidas antes da primeira reunião de Planejamento e, por esse motivo, a reunião de Visão é o momento ideal para discutir e chegar a um consenso sobre esses itens. Com esses componentes do processo definidos para o seu projeto e com a visão do produto que será construído, sua equipe está pronta para primeira reunião de Planejamento e para a primeira Sprint do novo projeto da sua empresa.

Referência: CSM – Guia de Referência Adaptworks