copyright renjith krishnan

Sugeriram que publicássemos aqui no blog um post que falasse da experiência de uso do Scrum em projetos de escopo e prazo definidos. Recentemente usamos o Scrum em um projeto com essa configuração, portanto esse é o melhor momento para escrever algo à respeito.

Sempre que falam em Scrum ouço dizerem que Scrum é uma metodologia ágil para ser aplicada em projetos onde o escopo não está bem definido e mudanças nos requisitos acontecem com frequência. Com base nessa premissa, claro que fica a pergunta: e nos projetos de escopo e prazo definidos, o Scrum não pode ser usado?

E por que não?

O Scrum não é uma metodologia para ser aplicada única e exclusivamente em projetos de escopo não definido ou em projetos com mudanças constantes nos requisitos. O Scrum é adequado para esses tipos de projetos, pois sendo uma metodologia ágil, com ele é possível responder rapidamente as mudanças do escopo ao longo do desenvolvimento do projeto. Mesmo porque quantos já não iniciaram um projeto com escopo definido e o que mais ocorreu ao longo do desenvolvimento foram mudanças nos requisitos?

O Scrum oferece uma forma ágil de gerenciar o produto em desenvolvimento, pois com o Scrum trabalhando com iterações é possível:

  • ter maior visibilidade do andamento dos trabalhos. Diariamente a equipe se reune para acordar a melhor forma de atacar os trabalhos para finalizá-los seguindo o acordado. Impedimentos ao longo da iteração são removidos pelo Scrum Master a fim de que a equipe não seja afetada na sua eficência e produtividade;
  • o produto é incrementado ao final de cada iteração e dessa forma é possível avaliar se o produto está sendo construído com maior valor de negócio de forma a atender as prioridades e os interesses do cliente. Se for percebido que é necessário implementar modificações no produto, na iteração seguinte essas mudanças já podem ser implementadas, segundo prioridade dada pelo dono do produto.
  • Ao final de cada iteração é possível implementar mudanças no processo caso seja percebido anormalidades que afetem diretamente o trabalho da equipe.

Com isso, o que quero dizer é que não há relação do Scrum com as configurações do projeto – se é ou não um projeto de escopo definido, se haverá ou não mudanças nos requisitos, etc. A relação está na forma como será desenvolvido o produto e na forma como será conduzido o projeto. Adotar o Scrum é escolher desenvolver com agilidade. Sendo assim é mais do que possível usar Scrum em projeto de escopo e prazo definidos. Basta apenas seguir seus fundamentos básicos Scrum.

Para esse tipo de projeto o Scrum é o que ajudará a gerenciar o projeto dentro da fábrica de software até a etapa final de entrega do produto para o cliente. Ou seja, o Product Owner não será o cliente, mas sim um profissional da empresa contratada para desenvolver o produto especificado.

Claro que se o cliente pudesse se comprometer no processo de desenvolvimento do produto seria sem dúvida muito mais ágil, mas para aqueles que são contratados para fornecer um produto fruto de um projeto de escopo e prazo definidos, onde o cliente já envia todo o requisito definido e especificado, porque não usar o Scrum para gerenciar o projeto na sua fábrica?

Em breve, dedicaremos um post a apresentação dos detalhes de como trabalhamos adotando o Scrum em um projeto de escopo e prazo definido e as impressões da equipe sobre esse modelo.

Não deixe de nos acompanhar!