A retrospectiva, última reunião de uma sprint no Scrum, tem como objetivo avaliar o processo de trabalho em uma sprint. Avaliar significa olhar com atenção tudo que ocorreu na sprint e promover soluções para adaptar o que não estiver bom em busca de melhorar o que está impactando o bom fluir do trabalho. Ou seja, adaptar o que não estiver permitindo a agilidade.

A técnica mais famosa e utilizada para promover uma reunião de retrospectiva é a técnica do WWW.

WWW quer dizer:  What Went Well (o que deu certo) e What Went Wrong (o que deu errado) na sprint.

Essa técnica, para os que ainda não a conhecem, funciona da seguinte forma:

Primeiro momento da reunião

Cada membro da equipe anota em post-its os pontos positivos e pontos negativos de um sprint.

Pode-se usar cores diferentes para diferenciar os pontos positivos dos pontos negativos.

O Scrum Master é responsável por dar um limite de tempo para que a equipe fique focada no objetivo de avaliar individualmente o que considerou bom e o que considerou ruim na sprint em avaliação. 10 minutos é um bom tempo para manter a equipe concentrada nessa primeira etapa da reunião. Claro que deavaliar o tempo necessário em função do tempo total que foi estipulado para a retrospectiva.

Segundo momento da reunião

Cada membro da equipe apresenta os pontos positivos que levantou e a equipe discute sobre os pontos levantados.

Após terem sido apresentados todos os pontos positivos, de todos da equipe, são os pontos negativos que são apresentados um a um e a equipe discute sobre o problema em si e busca para cada ponto uma solução a ser implementada para melhoria do problema.

O Scrum Master é quem apoia a equipe a concentar no objetivo principal da reunião: Levantar soluções para melhorias.

A importância de dar soluções para os problemas

Não adianta a equipe discutir a reunião toda sobre os problemas de uma sprint e terminá-la sem nenhuma proposta de solução para os problemas levantados. Os problemas permanecerão. O Scrum Master deve conduzir a equipe para que ao final da reunião haja soluções concretas do que será feito para melhorar cada ponto negativo. Claro que percebendo que a equipe não está madura ainda o Scrum Master pode propor ideias para a equipe trabalhar, discutir e melhorá-las de acordo com o que a equipe julgar melhor para a melhoria do trabalho deles.

Na reunião seguinte os pontos de melhorias acordados na reunião anterior devem ser revistos para serem validadas as soluções que haviam sido propostas. Caso algo no processo tenha permanecido da mesma forma é preciso pensar em novas soluções e tentar novamente na próxima sprint.

Técnicas para retrospectiva

Essa técnica apresentada é simples e eficaz, desde que não se perca de mente que o importante de uma reunião de retrospectiva é avaliar o processo e ter propostas para melhorá-lo/adaptá-lo.

Há diversas outras técnicas para fazer uma reunião de retrospectiva, principalmente conforme o projeto for avançando. O próprio Scrum Master percebe o momento de fazer outras dinâmicas e promover uma reunião diferente em busca de fazer a equipe trabalhar melhor o processo da retrospectiva.

Em outros posts, aqui no blog, apresentarei outras técnicas, para conduzir uma retrospectiva, que já usei com as equipes em que sou Scrum Master.

Enquanto isso, pergunto a você: qual é sua avaliação referente a essa técnica de retrospectiva?

Compartilhe suas impressões com os demais, seja você Scrum Master ou membro da Equipe de Desenvolvimento.