UntitledA medição é a base para a melhoria de processos. Sem ela não é possível saber o que e quanto algum aspecto do processo de trabalho tem algum potencial para melhoria e as ações voltadas ao aprimoramento e correção são feitas na base do feeling. Isto é um problema, pois a medida que problemas mais sérios aparecem, cresce a frustração da equipe em perceber que suas ações corretivas não surtem efeito.

Outro problema relacionado a medição é o famoso “medir por medir” que ocorre quando sabe-se que medir é importante, mas as medições são feitas sem planejamento ou sem um objetivo claro. Vale lembrar que por mais que o custo de se realizar uma certa medição seja baixo, caso esta não seja utilizada para nenhum fim, no final das contas ela se torna cara, pois significou um esforço da equipe que não serviu para nada.

Para solucionar estes problema, foi criado o GQM (Goal Question Metric). Ele é um método simples para planejar medições de forma que estas sejam baseadas em objetivos específicos de medição. A utilização do GQM com o SCRUM será mostrada a seguir.

Como uma das funções do Scrum Master é zelar pelo processo, a medição deve ser um aliado importante para seu trabalho. Uma boa prática seria analisar os pontos negativos e positivos levantados nas retrospectivas (principalmente os recorrentes) e identificar pontos falhos no processo. Por exemplo, um ponto negativo recorrente nas restrospectivas pode ser que muitos bugs estão sendo encontrados na versão de homologação, mostrando que a atividade de testes automatizados do processo de trabalho está falha.

A partir desta identificação, é possível aplicar o GQM para planejar o processo de medição, isto ocorre definindo:

  • O objetivo da medição (GOAL). Ex: Melhorar a eficiência dos testes automatizados.
  • A questão a ser respondida (QUESTION). Ex: Qual a eficiência dos testes automatizados?
  • As métricas que respondem a questão respondida (METRIC). Ex: Intervalo entre falhas, Número de bugs encontrados em homologação etc.

Com o planejamento definido, é possível dar início ao programa de medição que será seguido pela equipe. É importante também que o Scrum Master agende reuniões periódicas de análise de dados, onde os dados medidos serão exibidos de forma que seja possível tirar conclusões para ações corretivas  (ex: gráficos, tabelas etc).

O GQM é apenas um dos muitos métodos que podem ser utilizados para se planejar medições. Outros podem ser encontardos em guias como o MPS.BR, CMMI e algumas ISOs. A conclusão importante deste post é: Medições devem ser planejadas.