Olá Pessoal, essa semana irei falar sobre priorização do Product Backlog, irei passar algumas dicas que podem ser bastante úteis na priorização do mesmo.
Como todos sabem, o Product Backlog é o artefato do Scrum que representa o que deve ser desenvolvido no projeto, ou seja, ele possui todo o trabalho a ser realizado. Por outro lado, como também sabemos, em um projeto Scrum, a mudança no rumo é esperada, logo, o conjunto inicial de funcionalidades para atender ao produto pode ir variando de prioridade conforme o tempo passa, e, com isso, manter o Product Backlog priorizado e atualizado é de suma importância para o sucesso do projeto. Nesse post irei listar 10 dicas para auxiliar à priorização do Product Backlog.
1. Mantenha o Product Backlog atualizado
Histórias que não estejam mais alinhadas à visão do produto devem ser descartadas do Product Backlog. Quanto menor for o conjunto de histórias que devem ser priorizadas, mais simples será a tarefa. Por mais que seja dificil "desapegar" de uma história pensada e, até certo ponto, especificada, é importante que isso seja feito, pois ela estando no Product Backlog, mesmo que com uma prioridade baixa, pode influenciar na priorização das demais histórias e alterar o rumo do produto.
2. Dê importância a DoR (Definition of Ready – Definição de Preparado)
A definição de história preparada é outro fator que pode auxiliar bastante na priorização do Product Backlog. Sem ela, a equipe de desenvolvimento pode não saber estimar corretamente uma história, passando uma falsa noção de tamanho da história para o PO, que irá tomar decisões sobre priorização com base em uma informação pouco confiável.
3. Qual o conhecimento, incerteza e risco sobre uma história?
Como esses fatores influenciam diretamente o sucesso do produto, histórias com baixo grau de conhecimento e alto grau de incerteza e risco devem ter uma prioridade alta, pois quanto antes forem desenvolvidas, antes pode-se perceber o melhor caminho a se seguir, caso contrário pode não haver o tempo necessário para desenvolver a história e colher os frutos do apredizado do desenvolvimento da mesma.
4. Qual a influência da história na próxima release?
Histórias que permitam um lançamento mais rápido do produto tambem devem estar no topo do Product Backlog. Por exemplo, em um software de geração de nota fiscal, a geração da nota em si é muito mais importante que o cadastro dos produtos, logo, ela deve possuir uma maior prioridade.
5. Atenção ao tamanho das histórias
Lembre-se, a história deve ser pequena suficiente (s de small do INVEST) para ser independente e agregar valor para o software e para o cliente, dessa forma, busque uma uniformidade no tamanho das histórias, de modo que o Product Backlog, principalmente em seu topo, possua apenas histórias na menor unidade possível, e, a medida que avançamos no Product Backlog, podemos encontrar histórias maiores. Assim, evitamos que a equipe estime histórias muito grandes, que possuem maior risco de apresentar surpresas em seu desenvolvimento e que possuem estimativas mais suscetíveis a erros.
6. Atenção à dependência entre as histórias
Apesar da definição de que as histórias devem ser independentes (i de independent do INVEST), muitas vezes não conseguimos evitar a dependência entre as histórias. Nesse caso a melhor opção é deixar visivel essa dependência, com uma anotação, uma cor diferente, qualquer coisa que chame a atenção para isso. Se a história A depende da história B, não agrega valor para o negócio fazer a A antes da B e isso deve estar visível para todos os envolvidos no Projeto.
7. Ouça todos os interessados no Projeto
A decisão sobre a prioridade do Product Backlog é única e exclusiva do Product Owner, entretanto, ele deve ouvir todos os interessados (stakeholders) no Projeto para auxiliar o seu processo de tomada de decisão. Isso é importante pois o produto sendo desenvolvido não deve agradar somente ao PO, mas sim à todos os envolvidos no Projeto, principalmente interessados e clientes.
8. Utilize Técnicas de Priorização
Novamente, apesar da decisão sobre a prioridade do Product Backlog ser única e exclusiva do Product Owner, a utilização de técnicas, como a técnica de KANO pode ser bastante útil quando existe dúvida na prioridade de um pequeno conjunto de histórias. Uitlize as técnicas de priorização como sua aliada para ajudar a resolver esses pequenos conflitos.
9. Considere a priorização por temas
Como falei na dica #6, a dependência entre histórias muitas vezes é inevitável. Dessa forma, agrupar as histórias dependentes em um tema e priorizar o tema também pode ajudá-lo, assim a priorização pode ser dividida em 2 passos, primeiro se prioriza os temas e, em sequência, as históias dentro de cada tema, evitando assim que histórias de um mesmo tema fiquem espalhadas por todo o Product Backlog.
10. Se mantenha atualizado!!!
Como sempre, nunca pare de estudar e se atualizar. A cada dia novas técnicas aparecem, e, estarmos de cabeça aberta para absorver novos conhecimentos é sempre importante para nos ajudar a melhorar nosso trabalho.
Gostaram das dicas? Deixe seu comentário e vamos continuar discutindo sobre priorização, até a próxima!!!
Show! Muito bom! Obrigado pelas dicas, e a última é realmente fundamental!