Image: scottchan / FreeDigitalPhotos.net
"Mudanças de requisitos são bem-vindas, mesmo que tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis se aproveitam das mudanças visando promover vantagem competitiva para o cliente"  (Welcome changing requirements, even late in development. Agile processes harness change for  the customer's competitive advantage).
 
Palavras-chaves: humildade, flexibilidade, prioridade, maximização
 
O Segundo princípio simplificado: Estamos sempre dispostos a mudar se for para o bem do negócio de nosso cliente. No mundo ágil o foco é no valor sob a ótica do cliente. Ele é o dono do negócio e deve saber o que é melhor para o seu negócio. Aderência a um plano existente ou a normas estabelecidas por metodologias ou processos de desenvolvimento não podem ser justificativa para deixarmos de atender ao nosso cliente.
 
Mais do que isso: as mudanças surgem normalmente de alterações no mercado ou do aumento do conhecimento do usuário sobre o assunto, fruto do próprio desenvolvimento. Em ambos os casos a solução é mudar e agradecer, respectivamente, por ter a possibilidade de sempre se ajustar às demandas do mercado e por ter um cliente que cresce junto com o projeto, que participa junto com a equipe da criação do novo produto.
 
Resumindo… Se o cliente solicita alguma mudança é porque ele precisa. E ele é o dono do negócio!!! O que podemos fazer de melhor é adaptar os planos e atendê-lo. Desenvolver um produto que faça o nosso cliente obter sucesso é o nosso objetivo. E o quanto antes isso ocorrer melhor.
 
Sei que todos os princípios são muito importantes, mas acho esse especialmente importante… ele traz a essência do espírito ágil: maximizar o valor para o cliente! Assim, para nunca nos esquecermos do segundo princípio, proponho uma oração ágil. rsrs…
 
 
 
Oração do 2º Princípio
 
Senhor,
dai-nos humildade para reconhecermos que o
cliente entende mais do negócio do que nós e que
ele estabelece as prioridades, 
 
dai-nos flexibilidade para entendermos que sempre
há algum requisito que pode ser substituído por
outro que maximiza o valor do produto.
 
 
É assim que você desenvolve o produto para o seu cliente? Você tem recebido com naturalidade ou até entusiasmo as mudanças de requisitos solicitadas?
 
E você cliente? Quando você muda os requisitos o fornecedor ou a equipe que te atendem gostam? Você entende que escopo variável é para o seu bem? Conte-nos como funciona no seu projeto.