Image: Danilo Rizzuti / FreeDigitalPhotos.net“Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado(Our highest priority is to satisfy the customer through early and continuous delivery of valuable software)

Este é o texto do primeiro princípio do Manifesto Ágil e nele fica claro o foco na satisfação do cliente. Essa satisfação é alcançada entregando ao cliente o que ele deseja, ou seja, software que traga soluções ou benefícios para o seu negócio. Entretanto, apenas isso não basta. Esse software deve ser entregue de forma contínua e adiantada, para possibilitar a validação do produto ao longo do desenvolvimento e iniciar o fluxo de retorno do investimento tão logo seja possível.

Ninguém melhor do que o próprio cliente para avaliar se o software em desenvolvimento agregará valor ao negócio e, considerando que o quanto antes isso for feito menores serão os custos de possíveis alterações, não devemos aguardar o fim do desenvolvimento para entregar software funcionando. Planeje o entregas contínuas de partes prontas do software. Essa estratégia permite ao cliente avaliar a qualidade do produto para o seu negócio ao longo do desenvolvimento e até iniciar a sua utilização, mesmo esse não estando com todas as funcionalidades desejadas, mas já contando com um conjunto suficiente para trazer benefícios antecipadamente.

Encontramos na área de software muita gente acreditando que o objetivo do desenvolvimento de software é desenvolver software. Mas, na grande maioria das vezes, softwares são desenvolvidos para resolver problemas complexos, reduzir custos e/ou otimizar lucros. Os clientes estão atrás desses resultados e investem no desenvolvimento de software exclusivamente por causa disso, não porque esperam como resultado uma arquitetura fantástica, a criação de bibliotecas próprias ou preciosismos dos programadores. A qualidade interna do produto deve ser uma preocupação da equipe, mas ela não é um entregável, o cliente não pode tocá-la.

Ou seja, comece a entregar software funcionando o mais breve possível e mantenha um fluxo contínuo de entregas. Assim, a sua chance de ter um cliente satisfeito será muito maior!

zp8497586rq