Uma das principais características do Scrum é o esforço em evitar problemas devido à imprevisibilidade. Sprints curtas, reuniões diárias e contatos frequentes entre a Equipe de Desenvolvimento e o Product Owner possibilitam um maior controle sobre o projeto. A abordagem iterativa e incremental aplicada pelo Scrum aperfeiçoa a previsibilidade e o controle de riscos, diminuindo assim as falhas de planejamento.
Porém, é possível que o planejamento de uma Sprint seja feito de forma equivocada ou até mesmo que requisitos urgentes apareçam durante o desenvolvimento. Dessa forma, é necessário rever o que foi acordado na reunião ou até mesmo cancelar a sprint.
A forma mais simples de mudar o planejamento é alterar algumas histórias que foram determinadas pelo PO e sua equipe. A adição ou remoção de histórias numa sprint deve ser um acordo entre ambos, respeitando o tempo restante de desenvolvimento e a velocidade da equipe. É possível trocar histórias que ainda não foram desenvolvidas por outras de mesma dificuldade ou de dificuldade semelhante, sem alterar de forma significativa a velocidade estipulada, ou seja, sem causar grandes impactos para a equipe. Porém, além disso, pode ser necessário incluir histórias com dificuldade alta, aumentando muito o trabalho que deve ser feito no tempo que falta. Esse caso deve ser muito bem avaliado, podendo até causar o cancelamento da sprint caso seja necessário.
Em geral, uma sprint é cancelada caso seu objetivo não faça mais sentido ou se surgirem requisitos bem diferentes do que está sendo desenvolvido, o que pode ocorrer devido a mudanças nas condições de mercado ou a mudanças tecnológicas. Após o cancelamento, é preciso fazer outra reunião de planejamento para iniciar uma nova sprint, o que consome recursos, já que a equipe e o Product Owner precisam estar presentes nessa reunião. Como no Scrum o período de desenvolvimento varia de 2 a 4 semanas, o que é considerado um tempo de sprint curto, o cancelamento raramente é necessário.
No ScrumHalf também é possível modificar o planejamento, adicionando e removendo histórias, ou cancelando a sprint. Isso pode ser feito na tela de Sprint Atual. Para cancelar a sprint, basta clicar no botão correspondente, localizado na caixa de detalhes da sprint. As histórias da sprint voltam automaticamente para o Product Backlog e o ScrumHalf passa a permitir a criação de uma nova sprint.
Apesar da possibilidade de modificar o planejamento, isso deve ser evitado, visto que pode gerar um custo alto para a equipe, que pode perder algumas horas de trabalho participando de uma nova reunião no caso do cancelamento. O ideal é utilizar sprints curtas e ficar sempre atento aos imprevistos, mas com consciência do que pode ser feito no caso do planejamento da sprint falhar.