No post de hoje iremos tratar sobre como aplicar Scrum em equipes distribuídas. Como usar o Scrum, que exige muitas reuniões, muita comunicação e transparência em equipes que não podem estar juntas diariamente? Como manter todos do projeto com total conhecimento sobre as atividades dos outros membros? Perguntas como essas surgem o tempo todo. Nessas horas, mais do que nunca, o papel do Scrum Master é fundamental.

 

Primeiramente é preciso perceber porque o Scrum tem tantas reuniões e tanta comunicação. Como disse Frederick Brooks, autor do livro The Mythical Man Month (O Mito do Homem-Mês), "um projeto atrasa um dia de cada vez". Podemos entender, portanto, que a reunião diária do Scrum tende a evitar que esses pequenos atrasos se acumulem e, no final das contas, se torne um grande problema no prazo da entrega. Então, como fazer a reunião diária em equipes que não podem estar juntas todos os dias?

 

Nesse momento é importante o Scrum Master deixar a equipe consciente de que a reunião diária não é apenas uma reunião onde todos estão de pé e respondem as 3 perguntas básicas: O que fiz, o que farei e quais são meus impedimentos. Na verdade, a real importância da reunião diária é manter a transparência entre os membros da equipe de forma a conseguir que todos saibam o andamento das tarefas, seus impedimentos e suas realizações. Portanto, essa transparência e essa troca de informações é o fundamental dessa reunião. As pessoas estarem juntas em um mesmo local apenas facilita que esse objetivo seja atendido, mas de maneira alguma o garante. Para equipes distantes, um e-mail informal ao fim do dia dizendo o que foi feito e o que não foi pode ser uma excelente solução, bem como o uso de vídeo-conferência ou até mesmo os celulares podem ser usados para manter todos informados.

 

Durante o desenvolvimento, o uso do quadro de tarefas físico não é possível, já que nem todos da equipe teriam acesso visual fácil ao mesmo. Por isso é indicado o uso de ferramentas de apoio, de maneira a garantir que todos da equipe vejam a mesma informação, de qualquer lugar, a qualquer hora. Alterações do product backlog, andamento das tarefas, presença de impedimentos, tudo deve estar acessível a todos, o tempo todo, para manter a transparência e poder ser inspecionado.

 

Uma prática que pode ser adotada é o uso de sprints maiores, como por exemplo de 4 semanas. Dessa forma, as reuniões de planejamento e de revisão serão feitas apenas uma vez por mês. Isso reduz o custo de viagem caso você queira reunir a equipe fisicamente para essas reuniões. Uma sprint de longa duração possui diversos malefícios, como por exemplo a redução do tempo de resposta a um incidente grave ou uma alteração no requisito. Portanto é necessário avaliar o seu contexto e decidir se essa é ou não uma prática a ser seguida.

 

É claro que perde-se muito ao utilizar ferramentas de comunicação a distância em troca a conversa cara-a-cara. O post do Igor Araujo sobre o 6º princípio do Manifesto Ágil nos indica que essa é a melhor forma de comunicação que podemos ter. No entanto, quando ela não é possível, devemos utilizar ferramentas para manter o contato entre os membros da equipe. Manter uma comunicação entre a equipe, mesmo que não seja cara-a-cara, é essencial para o andamento do projeto.

 

Portanto, podemos perceber que é fundamental que o Scrum Master deixe claro que nada do Scrum existe a toa. Tudo está apoiado em seus 3 pilares:

1. Transparência,

2. Inspeção e

3. Adaptação.

Utilize-se de ferramentas, garanta que os 3 pilares estão sendo atendidos, entenda o Scrum na sua essência, seja criativo para adaptar as reuniões ao seu contexto e você terá um processo muito eficiente com alta taxa de sucesso.