Postura Ágil BDNeste post apresentaremos algumas posturas mentais e práticas que proporcionem a adoção de técnicas ágeis orientadas à evolução do banco de dados. Geralmente, para muitas organizações é bastante difícil adotar técnicas ágeis de banco de dados. Essa dificuldade se dá, não porque existe alguma complexidade inerentemente à base de dados, mas sim pela inércia cultural existente em grande parte das organizações.

Para conseguir adotar tais técnicas ágeis, deve-se primeiramente aderir a algumas posturas mentais e práticas:

Mudar a maneira como olhamos para o desenvolvimento de software

  • De forma prática, para atender a tal postura, devemos aceitar que:
  • Todos trabalhem em conjunto, pois o desenvolvimento de software é um jogo de comunicação;
  • Os modelos e documentos só estão finalizados quando o sistema está pronto para uso, pois um determinado requisito pode mudar até no último momento com a necessidades dos interessados;
  • A agilidade requer uma autodisciplina significativamente maior;
  • A autoridade dentro do departamento de TI poderá mudar, já que as necessidades por habilidades específicas em cada momento do projeto pode requerer algum colaborador mais adequado a cada necessidade.
  • Todos precisam envolver-se ativamente, fazendo-se necessário que hajam especialistas em T.
  • Todos precisam continuamente rever suas abordagens e opiniões, pois muitas das opções técnicas que cada um dispõe, que têm seus pontos fortes e fracos, são balizadas por essas abordagens ou opiniões.

Compreender os desafios que enfrentamos

Os desafios mais difíceis a serem enfrentados não são de natureza técnica, mas sim dirigidos a pessoas. Assim, muitos profissionais, sejam eles experientes em TI, desenvolvedores novatos ou gerentes têm seus próprio desafios a serem superados.

Todos precisam se aproximar da agilidade mantendo sempre a mente aberta, se sem qualquer preconceito. E ao manter o contato com profissionais experientes em projetos ágeis, procurar aprender com eles essas novas abordagens do mundo ágil. Uma vez tendo a oportunidade de experimentas essas abordagens, os desenvolvedores experientes e gerentes devem aproveitar para remover os maus hábitos não-ágeis. Já os desenvolvedores novatos devem concentrar-se no aprendizado através de experiências com técnicas ágeis.

Sejamos pragmáticos

Existe uma distância significativa entre teoria e prática, pois apenas através da prática consegue-se incorporar verdadeiramente a agilidade e perceber vividamente os impactos dessa abordagem.

Proteger a equipe dos colaboradores não-ágeis

Se a cultura da organização ainda for burocrática, a equipe deve eleger alguém para protegê-la da burocracia organizacional, servindo como “fachada” da equipe para a organização. Assim, esse protetor irá permitir que a equipe trabalhe e agregue valor real à organização, e levará aos burocratas as solicitações realizadas fazendo parecer que a equipe está realizando os procedimentos vigentes.

Sejamos realistas

  • É preciso ser paciente e persistente, pois poderá levar mais que uma geração para que a cultura da empresa se torne ágil.
  • Não seja radical, isso pode espantar. A melhor maneira de convencer a organização é demonstrando naturalmente os resultados da sua prática ágil.
  • Não se enclausure, leia, converse, compartilhe experiências com outros profissionais que seguem técnicas ágeis.
  • Não subestime as políticas organizacionais, pois o processo de uma organização é o reflexo própria política dela.
  • Pode ser que realmente não se consiga mudar a organização. Dessa forma, pode-se tomar a difícil decisão de mudar de organização.

Referências: