A equipe de desenvolvimento de um projeto Scrum deve ser uma equipe auto-organizada e multidisciplinar, composta por sete mais ou menos dois integrantes. Equipes com mais membros necessitam de mais esforço para se coordenarem.
Dizer que a equipe é multidisciplinar significa que todos os integrantes detêm as competências necessárias para realizar todas as histórias de uma determinada Sprint, os membros podem se , tendo cada membro da equipe contribuído com o trabalho na Sprint. O que é diferente de termos equipes com cada membro possuindo diferentes conhecimentos (Designers, Desenvolvedores, DBA’s, etc…) e trabalhando no desenvolvimento do mesmo produto.
Ter membros altamente especialistas na equipe ou múltiplas equipes com dependências entre si no mesmo projeto não é ideal por causa de gargalos que podem surgir durante o desenvolvimento, reduzindo e impactando no desenvolvimento do produto. Um desses problemas é que se temos equipes que geram entradas para a Sprint de outra(s) equipe(s), problemas de atraso na entrega de funcionalidades ao final da Sprint podem impactar seriamente na Sprint de outras equipes.
O modelo de equipe multidisciplinar e auto-organizada terá muito mais facilidade para agregar valor ao produto, com rápida adaptação à mudança de requisitos e ao desenvolvimento vertical que é um dos focos das métodologias ágeis. Com o desenvolvimento vertical uma determinada funcionalidade do produto pode ser desenvolvida numa Sprint, passando por todas as camadas, desde a camada de persistência até a camada de apresentação. A Equipe de desenvolvimento tem toda a liberdade na forma de implementação da história, isto é, nem o Scrum Master e nem o Product Owner poderão ditar como ela deve ser feita mas isso não significa que eles não possam ajudar a validar eventuais dúvidas que forem surgindo.
Com todas essas qualidades a Equipe de desenvolvimento é uma equipe que consegue agregar mais valor ao produto devido à dinâmica de trabalho. Ela realiza esse trabalho fazendo sua própria organização e planejamento, do mesmo modo que na reunião de Planning 1 é dito pelo P.O o que deve ser feito, na reunião de Planning 2 a equipe diz como vai ser feito. Isso tudo sem deixar a responsabilidade e o comprometimento com o produto, que é o se espera de Equipe de desenvolvimento Scrum.