pmc_logoNo post Business Model Canvas, o Igor Araujo apresentou uma maneira simples, ágil, objetiva e visual de elaborarmos um modelo de negócios para nossa empresa ou produto. Mas e se adaptássemos este Canvas para projetos de software? Será que é possível transmitir em uma só folha objetivos, fases, custos, benefícios e envolvidos de um projeto e utilizá-la como apoio para a gerência desse projeto? Bom, essa é a promessa do Project Model Canvas e é sobre ele que vamos falar no post de hoje.

Inspirado no Business Model Canvas, o objetivo desta nova metodologia é trazer para o Plano do Projeto os benefícios alcançados por aqueles que passaram a usar a Canvas para seus negócios: construir um plano de forma rápida e colaborativa, além de garantir visualmente o entendimento comum dos fatores envolvidos no projeto. Utilizando apenas um papel e post-its, o Project Model Canvas busca envolver gerente, cliente e equipe num processo de brainstorming que resulta nas definições que orientarão o desenvolvimento do projeto. A intenção é ter um artefato que apenas olhando para ele seja possível entender as premissas, restrições, custos e cronogramas do projeto. Dessa forma, acredita-se ser possível diminuir alguns velhos problemas dos projetos de software tradicionais, como a necessidade de uma extensa documentação para iniciar o projeto e a falta de envolvimento do cliente durante a fase de concepção do mesmo.

pmc

Para alcançar esse objetivo, a Canvas voltado para projetos busca responder os seguintes questionamentos: por quê?, o quê?, quem?, como?, quando e quanto?. 

pmc_questions

Cada um dos 13 bloquinhos dispostos na folha possui foco em uma informação necessária para definir o projeto. E cada um deles deve ser preenchido com post-its de textos curtos e objetivos, formulados por equipe, cliente e/ou gerente do projeto. Após avaliações e discussões das ideias levantadas, o resultado final obtido é um retrato do projeto a ser desenvolvido apresentado de forma clara e concisa. E acima de tudo, visual.

Um ponto importante da Canvas é o fato de ser flexível e facilmente mutável. Por ser construído com base em post-its, cada nova ideia discutida e problema levantado pode gerar mudanças no Plano sem grandes impactos no seu entendimento e atualização. Rapidamente os posts-its podem ser reposicionados, alterados e retirados da Canvas sem acarretar um alto custo de manutenção do Plano.

pmc_complete

Esta nova metodologia proporciona, acima de tudo, uma nova forma de comunicação e junção de ideias para a construção da concepção de um projeto. A partir de tudo o que foi coletado, é possível estabelecer relacionamentos e implicações do resultado do projeto e mapear essas conclusões para ferramentas utilizadas pelo gerente durante a execução do mesmo.

Atualmente, esta metodologia já está sendo utilizada por grandes empresas para iniciar seus projetos.

E você? Acha que essa ideia vai dar certo nos seus projetos?


Referências:

Mundo Project Management

Project Model Canvas