Quem vigia os vigilantesO Scrum Master é o cuidador do processo ágil Scrum. O Scrum Master cuida do Time, cuida do PO, facilita o trabalho de todos da Equipe Scrum em prol da agilidade, qualidade e entrega de valor para o cliente. Porém quem cuida do Scrum Master? Será que de fato ele precisa de um vigia?

Essa frase: “Quem vigia os vigilantes?” é interessante e podemos usar sua essência para trabalhar o post de hoje.

 

Vigiar não! – Confiar sim!

De um vigia certamente o Scrum Master não precisa. Afinal de contas, com a agilidade temos a descentralização de gerências e autonomia para os membros da equipe ágil. Logo pra que vigia? O objetivo não é vigiar, mas sim confiar.

O ponto é: a Equipe Scrum tem um cuidador dedicado para lhe apoiar no processo Scrum e seguindo a essência da frase "Quem vigia os vigilantes?" será que o Scrum Master poder ter alguém de fora dessa Equipe Scrum, ajudando-o a melhor olhar a "big picture" e lhe abrindo os olhos e dando apoio? Não será algum efetivo e produtivo?

Pegando a essência da frase e aplicando ao Scrum teríamos algo do tipo: Quem apoia o que sempre apoia a equipe?

 

Quem apoia o que sempre apoia?

Então, compartilho aqui com vocês um trabalho que vimos fazendo há um tempo e que tem trazido bons resultados.

Semanalmente os Scrum Masters se reuniem com o objetivo de se apoiarem nos seus respectivos trabalhos. Por um acaso os Scrum Masters das Equipes Scrum da empresa são todos mulheres. Logo nosso grupo foi entitulado de “As Scrumetes”.

 

Como fazem as Scrumetes

Timebox

Como todo bom processo ágil nossas reuniões são timeboxed: semanalmente, no mesmo horário e por 1 hora. Isso favorece nos prepararmos previamente, ter uma pauta definida e sermos eficientes nos assuntos que queremos discutir.

Claro, não somos de ferro, e quando nos juntamos temos 5 minutinhos para papos de "Laurinha" (maquiagem, filmes, moda, etc). Tem sido uma boa forma lúdica e descontraída de abrir as reuniões. Assuntos do mundo feminino são sempre motivantes! : )

 

Planejamento

Ao final de cada reunião confirmamos o agendamento da reunião seguinte e combinamos os itens previsto para discussão na próxima.

Eventualmente, alguns dos itens da pauta podem mudar ao longo da semana, caso surja uma demanda bem específica de ser trabalhada, porém ter um planejamento é sempre importante para direcionar e dar foco ao trabalho.

Mais uma lição do Scrum aplicada ao nosso grupo.

 

Organização

Temos um grupo de email que nos ajuda a trocar figurinhas ao longo da semana, trocando material de estudo e apoio ao nosso trabalho, além de ninguém ficar de fora das conversas. Todas as scrumetes recebem o email.

O grupo de email também nos ajuda a concentrar nossas informações facilitando o acesso rápido quando preciso.

 

Colaboração

Além do grupo de email uma wiki para os Scrum Mastes também é bem vinda. Começamos a nossa essa semana! Como já é boa prática, entre todos os projetos da empresa, compartilhar conhecimento por meio da wiki que temos, por que ficaríamos de fora?

Compartilhar conhecimento é uma ação desprendida e descentralizadora que agrega valor para quem dá e para quem recebe.

A sessão das Scrumetes também terá por objetivo organizar material para capacitar futuros Scrum Masters da empresa. Para quê começar do zero sempre que um novo Scrum Master entrar na empresa? As informações contidas na wiki servirão de repositório para apoiar a empresa nesse processo de capacitação.

 

Auto-organização

Como toda e boa equipe ágil a auto-organização também é um valor bem explorado no time das Scrumetes. Nós definimos como trabalhar, como entregar, quem vai fazer, tudo entre a gente. Não tem chefe nessa reunião : )

 

Todos ganham!

Essas reuniões foram iniciadas há cerca de um ano atrás apenas com 2 scrum masters.  No início desse ano ganhamos mais uma Scrumete para o grupo.

 

Scrum masters

O ritmo sustentável que imprimimos nessa reunião nos ajuda a não perder o foco do trabalho.

É comum o Scrum Master acumular outras funções e esse trabalho nos ajuda a não perdermos de vez o foco no papel de Scrum Master, nos ajudando a melhor dividir o tempo entre nossas atividades/responsabilidades.

 

Equipe Scrum

A equipe Scrum, com certeza, afinal essas reuniões são para melhorar o apoio a ser dado a equipe.

Um dos itens que permeia nossas pautas é uma Scrum Master trazer uma nova técnica de retrospectiva e a experimentarmos entre a gente antes de fazer com nossas equipes. É uma forma de melhor entendermos a técnica proposta para adaptarmos em função da necessidade de cada equipe e do momento em que estão passando no projeto.

 

A Empresa

Passamos a conhecer também as outras equipes o que facilita na eventual substituição de Scrum Master, quando um deles sai de férias ou fica doente.

Além do trabalho individual que fazemos com cada equipe temos material para também fazer um trabalho maior que envolva a grande equipe que são todos da empresa em que trabalhamos. Podemos assim, trabalhar mais as motivações de cada um sem perder o grande contexto.

 

E vocês Scrum Masters? Como coordenam o trabalho de vocês e como buscam apoio para a melhoria contínua? Essa é uma das formas que fazemos, temos outras também e certamente há outras que você pode compartilhar com a gente. Que tal?