Happy2 Stock Image By Danilo Rizzuti, published on 03 May 2010 Stock Image - image ID: 10015990Oi pessoal,

Fim do ano chegando. Acredito que muitas pessoas já devem estar começando a rever como foi seu ano, se as metas feitas no ano passado se cumpriram, que objetivos conseguiram atingir. Por isso, no post de hoje falaremos sobre retrospectiva.

Ao longo do tempo já tivemos aqui no blog algumas postagens sobre retrospectiva. Seguem alguns links úteis:

 

Retrospectiva fim de ano

Retrospectiva Ágil

Técnicas para fazer uma reunião de retrospectiva no Scrum

Apresento a seguir um compilado de dicas do que fazer e do que não fazer para ajudar no sucesso da reunião de retrospectiva:

 

ISSO SIM laughyes

Deixar todos os participantes bem à vontade para expressarem os problemas que possam estar acontecendo. Sabemos também, que em todo grupo existem aqueles que são mais tímidos e introvertidos. Vale a pena dar uma "mãozinha" para que estes se soltem e também contribuam com a retrospectiva. Se estas pessoas não se manifestarem um "Fulano, o que você acha? Concorda?" já os colocará na discussão.

Não intimidar na hora de perguntar. Por exemplo: Perguntar “O quê mais?” é mais amigável e menos intimidador do que perguntar "Tem mais alguma coisa?". Essas pequenas atitudes contribuem para a participação.

Levar joguinhos, afinal todos gostam de joguinhos! Na internet é possível encontrar diferentes maneiras de realizar uma retrospectiva. Pesquise, experimente, com certeza existe alguma dinâmica que irá se encaixar com o momento do seu projeto.

Mostrar os resultados positivos, as conquistas de retrospectivas anteriores é sempre uma boa maneira de fazer com que a equipe veja a importância da reunião de retrospectiva e, consequentemente, aumentar a motivação.

 

ISSO NÃO frownno

Frases desmotivadoras como “Estamos perdendo muito tempo” não agregam valor. Se realmente o tempo estiver sendo perdido o ideal é mudar o foco/rumo sem jogar a estima lá embaixo. Experimente introduzir direto o novo assunto, como “Vamos agora falar de _____________________”.

Perder o foco. Mesmo que a retrospectiva esteja bem animada e descontraída, com todos participando, isso pode ser um perigo. Mantenha o foco para que toda essa energia e vontade de contribuir sejam direcionadas para o que realmente irá trazer valor.

Procurar o culpado não traz ganho algum. Se algum problema aconteceu, ou algo não saiu como esperado, o problema é da equipe inteira e não de uma pessoa. Ao invés de procurar o culpado, a equipe ganha discutindo e criando soluções para prevenção de novos problemas.

 

Espero que essas dicas possam contribuir para que a retrospectiva seja um sucesso. Conforme uma das dicas, não se sinta acanhado/a e nem tímido/a. Aproveite a área dos comentários para dizer se gostou ou não do post e que outras dicas você tem a acrescentar.

Um abraço e até o próximo post.

 

Fontes:

  • https://www.scrumalliance.org/community/articles/2014/july/dos-and-don-ts-of-agile-retrospectives
  • http://intland.com/blog/project-management-en/tips-and-tricks-to-make-the-most-of-your-retrospectives/