“Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, de preferência na menor escala de tempo possível” (Deliver working software frequently, from a couple of weeks to a couple of months, with a preference to the shorter timescale).

O terceiro princípio do Manifesto Ágil aborda que a frequência da entrega de software funcional deve ser alta. Isso significa que a equipe precisa ter em mente que após um curto período de tempo vai precisar apresentar o software planejado funcionando.

Entregar software é a forma que a equipe tem de apresentar e receber um retorno sobre o que foi feito nas últimas semanas de trabalho. Dessa forma, a entrega na menor escala de tempo possível permite que o trabalho seja melhor avaliado, de modo que o produto final seja o esperado pelo cliente.

No Scrum, a cada período de desenvolvimento, chamado de Sprint, um incremento do produto é apresentado na reunião de revisão para o Product Owner. É recomendado que esse período seja curto, algo em torno de 2 semanas a 4 semanas no máximo, fazendo com que a frequência de entrega de software seja alta.

Sprints longas possuem um risco maior de mudança de requisitos durante o desenvolvimento, o que dificulta o controle do projeto e de sua previsibilidade. Quanto maior o período de desenvolvimento, maior o risco adicionado. Mudanças em variáveis como tecnologia, planos de marketing, orçamento e necessidades do cliente podem impactar completamente no que está sendo desenvolvido e fazer com que uma Sprint seja cancelada para a criação de uma nova. O Scrum permite cancelar a Sprint, mas recomenda a criação de iteração pequenas, para diminuir o risco de ter esses imprevistos e aumentar as chances de sucesso.

Uma equipe precisa encontrar a duração ideal para seu período de desenvolvimento, de modo que o risco seja baixo, mas que também seja possível apresentar software funcionando para o cliente ao final desse período. Ao evitar problemas como a mudança de requisitos durante o desenvolvimento, o tempo total para finalização do produto passa a ser cada vez menor e a probabilidade de sucesso desse produto passa a ser cada vez maior.