meeting2A reunião de revisão é uma parte importante do processo do SCRUM. Sendo assim, devemos ter alguns cuidados para que esta reunião corra de maneira eficiente. Neste post serão apresentados alguns sinais de alerta que devem ser levados em consideração para manter a eficiência dessa reunião.

1- A reunião é longa e dura muito mais do que o planejado.

Afinal, não é qualquer um que consegue se manter 100% focado em uma reunião muito longa. Quando os participantes perdem o foco (ou interesse) no que está sendo apresentado, a revisão perde seu propósito.

2- A equipe sai desmotivada da reunião.

Existem ocasiões em que o P.O. sente a necessidade de dar uma “sacudida” na equipe. Tem-se o caso em que estas são tão frequentes ou intensas, que fazem um sentimento de desânimo, ou desmotivação prevalecer na equipe. Aqui deve-se tomar o cuidado de dirigir as críticas aos problemas e não às pessoas diretamente.

3- As discussões da reunião de revisão não são produtivas.

É extremamente fácil fazer com que uma reunião perca o rumo com discussões improdutivas. Para alguns, a tentação as vezes é muito grande quando uma certa história está sendo apresentada, deste “aproveitar o momento” para abordar uma questão sobre alguma regra de negócio polêmica. O Scrum Master deve lembrar a todos que o objetivo da revisão é a inspeção do que foi feito e não questionamentos de requisitos.

4- A equipe sai da reunião sem entender o porquê das histórias reprovadas terem tido este destino.

O P.O. deve conseguir passar para a equipe o motivo pelo qual uma história foi reprovada e a equipe deve se preocupar em saber o que será necessário para corrigi-la. Sem este entendimento, as correções necessárias não serão possíveis, e corre-se o risco de que esta seja reprovada novamente.

5- Atribuições individuais de culpa.

Uma história reprovada não é culpa de um indivíduo específico, mas é uma derrota da equipe como um todo. O objetivo da reunião de revisão não é apontar quem é o culpado de quê. Este tipo de discussão deve acontecer na reunião de retrospectiva, caso pertinente.

6- As pessoas não estão a par do que está acontecendo na sprint.

Se algum membro da equipe chega na reunião de revisão de sprint sem saber que uma história não foi finalizada, o porquê de uma decisão ter sido tomada, ou outros eventos significativos que ocorreram, esta pessoa não conseguirá participar ativamente do que está sendo apresentado, não fará questionamentos pertinentes e logo, não se beneficiará das discussões.