Presentation by Anonymous - A presentation / Powerpoint icon by Andrew Fitzsimon. Etiquette Icon set. From 0.18 OCAL database.Quantas vezes você já dormiu em uma apresentação com PowerPoint?

Apesar de ser um fã de apresentações e aula com softwares de apresentação, sou também uma vítima constante. A questão é que a maneira tradicional de se fazer uma apresentação, ou seja, uma sequência de slides contendo “bullets points”, tem a tendência a ser maçante e longa demais. Pior que isso, só aqueles slides feitos à mão com letra pequena, típico de professores e pesquisadores teóricos que ainda tem medo de tocar em um computador.

A verdade, porém, é que apresentações são parte inseparável no nosso dia a dia, seja na escola, seja nas empresas. Mas os problemas ligados ao uso de software de apresentação, como o Keynote e o PowerPoint, são tantos que alguns lugares já proibiram seu uso de forma parcial ou total, ou  passaram a exigir que todas as apresentações fossem em preto e branco.

Que receitas podemos usar para ter fazer apresentações melhores? Aqui vai uma lista coletada das mais diversas fontes que se enquadram no espírito ágil desse blog.

Fale Mais e Use Menos Slides

A primeira dica, por surpreendente que seja, é diminuir a informação escrita. Um dos principais problemas de apresentações é o excesso de informação. Alguns defendem até mesmo não usar software de apresentação nenhum, principalmente quando se leva em conta o tempo gasto para fazer apresentações supostamente convincentes e o fato que muitas vezes o formato fica mais importante que o conteúdo.

Outro ponto é a importância do contato visual quando defendemos uma ideia ou queremos passar veracidade de uma informação. Por isso, apresentadores de TV e políticos costumam usar um teleprompter, que permite que olhem para a câmera enquanto leem seus textos.

2.      

Seja Rápido – use menos de 10 minutos

Várias conferências e eventos estão se organizando em palestras onde cada pessoa deve passar sua informação em menos de 10 minutos. As mais famosas são eventos do tipo Pecha Kucha e a Ignite.

A receita básica é usar 20 slides, cada um com 20 segundos. Passe sua ideia nesse tempo, ou você não é claro o suficiente. Alguns lugares dão apenas 1 minuto, sendo que 5 minutos é um número comum.

Use a regra 10-20-30

Guy Kawasaki criou essa regra, onde sua palestra tem 10 slides, 20 minutos e usa fonte 30. Um dos princípios é que as pessoas só podem entender 10 conceitos em uma reunião. Eu diria que dez é muito, pois há algum tempo sabemos que só podemos guardar entre 5 e 9 conceitos na memória.

Eu sei que acabei de mandar você fazer a apresentação em 10 minutos, mas esta é outra dica importante. Das duas podemos dizer que manter a apresentação pequena é o principal segredo.

Aprenda com os mestres

Assista apresentações dos mestres e veja como é feito. Na rede, especificamente, você pode procurar por Lawrence Lessig, Steve Jobs, Guy Kawasaki e Hans Rosling. Uma fonte constante de inspiração são as TED Talks, onde em poucos minutos mensagens que podem mudar o mundo são transmitidas para um plateia que pode ajudar a transformá-las em realidade.

Use Imagens

Uma pesquisa publicada indica o uso de Powerpoint pode ser benéfico quando gráficos e desenhos complexos estão envolvidos, mas também pode atrapalhar quando a informação é melhor passada verbalmente. Isso permite que imaginemos uma estratégia mista. É importante lembrar, porém, que quando queremos passar uma informação na forma verbal a apresentação visual pode ser um grande distrator.

Não Abuse, simplifique

Como é fácil criar uma apresentação com PowerPoint, é costume que ela cresça demais, tanto em quantidade de slides quanto em efeitos. Porém a quantidade dilui a mensagem e os efeitos tiram o foco,

É importante equilibrar mensagem e informação passada em um slide. Um slide não custa nada, então você nunca deve exagerar na informação que um slide contém. Sempre que puder use palavras e não frases, frases e não parágrafos.

Abandone efeitos mirabolantes, fontes extravagantes e tudo que possa chamar a atenção para a forma e não para a mensagem. Simplifique para não cansar, para não sobrecarregar.

 Não deixe que a apresentação se sobreponha a você

Muitas apresentações acabam se tornando independentes do apresentador. Mas se você quer passar uma mensagem, você deve assumir o controle. Muito texto, muito detalhe, tira a concentração do espectador de quem fala para a apresentação.

A origem dos softwares de apresentação foi facilitar a apresentação de ideias e gráficos em palestras. Só  mais tarde é que os textos e bullets points se tornaram dominantes. Até o ponto que dominaram o apresentador. Use gráficos e diagramas para passar sua mensagem, mas use também sua capacidade de verbalização e convencimento, por meio de gestos e atitudes, ser o verdadeiro transmissor.

Seja o centro da apresentação. As imagens estão lá para ajudá-lo, não para competir pela audiência.

Mais Dicas?

Existem muitos métodos de apresentação e todos tem suas qualidades. Os links nesse texto já abrem alguns caminhos. Lembre-se, se você dormir enquanto aprende um método, ele não é tão bom assim…