A Escalada para o Sucesso

Atenção contínua à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade ("Continuous attention to technical excellence and good design enhances agility.")

O nono princípio do manifesto agil mostra como o acompanhamento incremental do desenvolvimento do produto aliado à um bom e intuitivo design tornam o processo mais ágil.

A escolha correta da tecnologia também é importante, mas não é necessariamente fundamental. Uma tecnologia modular poderá fornecer soluções que se adequam a confecção do produto e ainda nos provê uma certa facilidade em modificá-lo caso um dia se faça necessário. Não podemos esquecer que devemos sempre manter o foco no cliente e no produto, e se para tal a tecnologia tiver que ser modificada, isto será feito para que a adaptação dos requisitos seja atendida.

Quando falamos de tecnologia, precisamos falar também de excelência técnica. Mas devemos salientar que há um grande abismo entre excelência técnica e complexidade técnica. Muitos desenvolvedores e designers fazem complexos padrões, codificações confusas que mostram superioridade técnica, mas que em nada acrescentam ao desenvolvimento do produto. A tecnologia escolhida, aliada ao bom design, deve beneficiar a equipe como um todo, e toda a sua aplicação, e não somente a alguns indivíduos. A escolha certa de frameworks que auxiliem no desenvolvimento do produto aliada a um design claro e intuitivo podem tornar o objetivo mais fácil de alcançar do que em projetos onde a escolha dos frameworks, ferramentas e design patterns é indefinida ou inexistente.

A equipe deve ser capaz de monitorar a implantação correta do design e a escolha correta das tecnologias. O projeto deve ser continuamente revisado para fazer essas verificações. E não configura-se um problema quando a tecnologia deve ser reavaliada, e ocasionalmente, modificada. Isto pode ser fruto, por exemplo, do crescimento natural da aplicação.

Por fim, bom design e excelência técnica são os pontos altos do seu ambiente de desenvolvimento. Certifique-se continuamente de estar implantando o design corretamente e se a tecnologia está adequada aos requisitos do produto. As escolhas que você faz devem apoiar o valor do negócio e não apenas a curiosidade ou a satisfação de experts em tecnologia. Com o design correto e a tecnologia correta, você está apto a desenvolver e entregar o produto mais rapidamente e com maior qualidade.

No seu projeto funciona assim ou a tecnologia é inadequada? O design é exagerado?