A ciência afirma que nós, seres humanos, captamos mais de 80% das informações através da nossa visão. Todos os dias, passamos horas olhando telas de computadores para analisar e interpretar fluxos de informação. Mas, apesar disso, acredito que o melhor uso da visualização é algo que falta em muitas disciplinas e gerenciamento de projetos não é uma exceção.

Felizmente, as últimas tendências em gerenciamento de projetos ágeis demonstram preocupação crescente com a visualização! O sucesso do Kanban depende fortemente de visualização. E o mesmo acontececom o quadro de tarefas e o burn down chart do Scrum. Sim, exsite algum progresso, mas será uma ênfase que buscamos ou apenas um efeito colateral de outras atividades?

Seria fascinante criar um movimento na comunidade ágil que se concentra na visualização para gerenciar melhor seus projetos. Ao adotar metodologias visuais passamos a trabalhar melhor em equipe, além de revelar problemas, a situação atual e as tendências mais facilmente. Imagine diagnosticar quase que de imediato problemas do projeto, como:

  • Equipe sobrecarregada
  • Histórias problemáticas
  • Problemas de qualidade
  • Velocidade geral de desenvolvimento lenta

Você talvez não possa solucionar todos esses pontos rapidamente, mas a velocidade do diagnóstico é passo fundamental para corrigir problemas no projeto. E isso só se torna possível se você visualiza o projeto ao invés de uma simples lista de tarefas.
 


O ultrapassado Project

 

  

 Os quadros ágeis

A utilização de ferramentas visuais já começa a invandir outras áreas de negócio com força, um bom exemplo é o Business Model Canvas que é atualmente a ferramenta mais utilizada para pensar novos negócios e refletir sobre negócios atuais em busca de inovação. Ao reduzir texto e aumentar a visualização todos trabalhamos melhor em equipe, diagnosticamentos e encontramos soluções mais rapidamente.

Eu me pergunto por que ainda não temos boas ferramentas de visualização para o gerenciamento de projeto. Acho que a resposta é que os gerentes de projetos não são fortes no design, e os designers não são fortes em gerenciamento de projetos. A combinação ideal é uma equipe onde Gerente de Projetos sabe design e Designer sabe gerenciamento de projetos.
 


Daniel Pereira é sócio-fundador da LUZ Empreendedora e autor do livro "O Analista de Modelos de Negócio – 75 exemplos para você dominar a ferramenta".