A ciência afirma que nós, seres humanos, captamos mais de 80% das informações através da nossa visão. Todos os dias, passamos horas olhando telas de computadores para analisar e interpretar fluxos de informação. Mas, apesar disso, acredito que o melhor uso da visualização é algo que falta em muitas disciplinas e gerenciamento de projetos não é uma exceção.
Felizmente, as últimas tendências em gerenciamento de projetos ágeis demonstram preocupação crescente com a visualização! O sucesso do Kanban depende fortemente de visualização. E o mesmo acontececom o quadro de tarefas e o burn down chart do Scrum. Sim, exsite algum progresso, mas será uma ênfase que buscamos ou apenas um efeito colateral de outras atividades?
Seria fascinante criar um movimento na comunidade ágil que se concentra na visualização para gerenciar melhor seus projetos. Ao adotar metodologias visuais passamos a trabalhar melhor em equipe, além de revelar problemas, a situação atual e as tendências mais facilmente. Imagine diagnosticar quase que de imediato problemas do projeto, como:
- Equipe sobrecarregada
- Histórias problemáticas
- Problemas de qualidade
- Velocidade geral de desenvolvimento lenta
Você talvez não possa solucionar todos esses pontos rapidamente, mas a velocidade do diagnóstico é passo fundamental para corrigir problemas no projeto. E isso só se torna possível se você visualiza o projeto ao invés de uma simples lista de tarefas.
O ultrapassado Project
Os quadros ágeis
A utilização de ferramentas visuais já começa a invandir outras áreas de negócio com força, um bom exemplo é o Business Model Canvas que é atualmente a ferramenta mais utilizada para pensar novos negócios e refletir sobre negócios atuais em busca de inovação. Ao reduzir texto e aumentar a visualização todos trabalhamos melhor em equipe, diagnosticamentos e encontramos soluções mais rapidamente.
Eu me pergunto por que ainda não temos boas ferramentas de visualização para o gerenciamento de projeto. Acho que a resposta é que os gerentes de projetos não são fortes no design, e os designers não são fortes em gerenciamento de projetos. A combinação ideal é uma equipe onde Gerente de Projetos sabe design e Designer sabe gerenciamento de projetos.
Daniel Pereira é sócio-fundador da LUZ Empreendedora e autor do livro "O Analista de Modelos de Negócio – 75 exemplos para você dominar a ferramenta".
Bom dia,
Gostaria de utilizar esta ferramenta visual aqui na empresa.
Como faço?
É algum programa? É externo?
Grata,
Isabel Jimenez
Oi Isabel! É um software na nuvem e você pode acessar através do site: http://www.scrumhalf.com.br
Fala Marcelo! É isso mesmo, o importante não é apenas ver um quadro engessado, mas sim algo que pode ser atualizado, modificado para atender aquilo que não pudemos prever no início do projeto!
Achei muito bem colocado essa questão da visualização do projeto.
Eu acredito que quando temos um problema, olhar ele “de fora” é a melhor maneira de encontrar uma solução. Levando isto para o plano do gerenciamento de projetos, essa visão de fora (ou visão por cima, aérea) seria equivalente a capacidade de poder visualizar o quadro como um todo, é saber em que pontos estão as atividades e onde está sendo realizado o esforço de cada membro da equipe. Assim podemos mudar a estratégia, sempre que for necessário, para obtermos o sucesso lá na frente.
Um abraço!
Fala Renato! Tudo bem? A crítica ao MS-Project é uma crítica conceitual e não diretamente ao software. Trata-se de uma crítica ao momento em que o Project foi a mais popular ferramenta de gestão, que também era a época das metodologias como o PMBOK e etc.
Apesar da Microsoft ter se ajustado ao longo do tempo ela só se manteve por causa da parceria com grandes corporações. O uso do Project é muito restrito a ambientes corporativos de grande porte (que pagam pela sua cara licença) e, por isso, perdi o contato com ele. As pequenas empresas e/ou startups passaram a usar ferramentas como o Scrumhalf para gerir os seus projetos de forma mais visual e flexível.
Grande abraço,
Eu gosto muito do blog e também gosto muito do assunto ágil, mas fico extremamente incomodado quando falam que o Project é uma ferramenta ultrapassada.
O MS Project em si, pode não dar a visibilidade que o Kanban da, entretanto, a Microsoft tem ferramentas especificas para esse tipo de situação, que é o Project Server.
Uma ferramenta poderosa para gestão de projetos a vista.
Abraços.