Feedback - copyright by Stuart Miles

Olá,

No post de hoje eu falo sobre feedback. O que é, como ele está presente no dia-a-dia e qual a sua importância no desenvolvimento ágil de projetos.

A palavra feedback pode assumir diferentes significados. Segundo a versão inglesa da Wikipedia, feedback é um processo no qual a informação sobre o passado ou o presente influencia o mesmo fenômeno no presente ou futuro. Na linguagem popular, feedback também significa o provimento de informação sobre o estado de um sistema.

É fácil perceber como o feedback está presente em nosso dia-a-dia e o quanto ele é importante. Por exemplo, quando criança sempre que conseguíamos realizar alguma atividade que exigia certo grau de esforço, ou quando realizávamos alguma proeza, perguntávamos aos nossos pais “Pai, mãe, vocês viram só o que eu fiz?”. É claro que, quando criança, fazemos isso de forma inconsciente, e o que queremos é nada mais do que um elogio de nossos pais.

Mas quando já não somos mais crianças essa preocupação com o pensamento do outro continua sempre presente. Quem nunca perguntou a alguém antes de sair de casa para um encontro ou evento importante: “Como estou vestido? Estou bem assim?” Agora já não estamos procurando por um simples elogio. Nesse momento um elogio significa a confirmação de que a escolha da roupa foi acertada, entretanto uma crítica é a dica para escolher outra roupa. Isso porque a visão de quem está “do lado de fora do sistema” é mais ampla do que a visão de quem está “dentro do sistema”, e por isso pode dar uma opinião de grande valor.

Bem, já deu para perceber que o feedback é constante em nossas vidas. Buscamos sempre opiniões de outras pessoas para nos auto-avaliarmos e sabermos se o que estamos fazendo está bom ou não, e o que fazer para melhorar.

Quando pensamos em desenvolvimento de software, compreender a necessidade do PO é uma atividade difícil e importante de ser realizada pela equipe de desenvolvimento, pois ela direciona todos os demais esforços. Na verdade, não só pela equipe de desenvolvimento, pois essa dificuldade também está presente na visão do PO. Nem sempre o PO saberá explicar com exatidão o que ele quer e, muitas vezes, não saberá responder questões essenciais para o desenvolvimento do produto. E isso é normal, pois o PO não tem como prever corretamente todas as funcionalidades de que irá necessitar e que rumos e caminhos devem ser tomados em diferentes situações que podem ser experimentadas pelo sistema.

É por esse motivo exposto que é fundamental existir uma forte interação entre o PO e a equipe de desenvolvimento ao longo do projeto. Chamamos isso de cliente presente. É fácil perceber que nem mesmo uma ótima equipe de desenvolvimento será capaz de implementar corretamente o desejo do PO se este não tiver feito uma especificação adequada e provido feedback ao longo do desenvolvimento.

Ou seja, o feedback é a maneira que o PO tem para conduzir a equipe de desenvolvimento de forma que ela consiga atingir o produto que ele tem em mente. É por isso que no Scrum trabalhamos com Sprints de curta duração, pois quanto mais curtas são as interações, mais feedbacks existirão e mais rápida será a convergência entre as necessidades do PO e a compreensão da equipe. Trabalhando com Sprints de curta duração procuramos assegurar que o que está sendo entregue ao final da Sprint agrega valor ao produto final.

Além do feedback em relação ao produto, o PO também pode conceder feedback em relação ao processo de trabalho da equipe. Desta maneira o PO pode fazer comentários, críticas e elogios ao processo de trabalho, à forma como a equipe atende a eventuais necessidades que surgem durante o andamento da Sprint, etc.. Logo, este tipo de feedback é também uma diferente forma de aperfeiçoar o entendimento entre ambas as partes.

Bem, podemos concluir que através do feedback do PO, é mais fácil para a equipe corrigir eventuais falhas ou desentendimento de requisitos antes de iniciar o desenvolvimento de outras funcionalidades e assim impedir uma bola de neve de problemas que poderiam surgir. Por isso, podemos dizer que o feedback é tão importante!

Gostaram do post? Aguardo o feedback de vocês!