Calendário Reunião diáriaOlá,

Esse é terceiro post da série sobre como organizar seus projetos pessoais com o Scrum.

Conforme mencionei anteriormente, meu projeto consistia em ler mais e estabeleci como meta pessoal ler 12 livros em 1 ano. Dividi essa meta em etapas (Sprints) de 4 semanas onde ao final de cada uma dessas Sprints fazia as reuniões de revisão e retrospectiva.

No meu post anterior (Projetos Pessoais com Scrum: Finalizando uma Sprint!) mostrei como essas reuniões foram importantes para que eu tivesse o feedback do meu progresso e repensasse a cada Sprint o que poderia/deveria ser mudado. Embora esse feedback por si só já seja extremamente útil, após algumas retrospectivas, percebi que o andamento do projeto poderia ser ainda melhor, caso estivesse avaliando o andamento da Sprint continuamente.

Ao perceber isso, resolvi fazer uso também das reuniões diárias, que permitem o acompanhamento constante do projeto. Com essas reuniões as decisões tendem a ser tomadas de imediato e consequentemente de maneira mais ágil.


Reuniões Diárias

No Scrum, a reunião diária é o momento onde cada membro da equipe relata o que fez, o que pretende fazer e quais impedimentos encontrou desde a reunião anterior. Essa reunião deve ser rápida, mas ao trabalhar em equipe, ela é fundamental para que todos tenham conhecimento do andamento da Sprint e analisem se alguma medida se faz necessária.

No meu caso, inicialmente achei que não precisaria fazer essas reuniões, afinal de contas, eu era o único integrante da equipe. 🙂

Porém, depois de algumas reuniões de retrospectiva percebi que lia pouco no início da Sprint e quando estava perto do fim desse ciclo fazia um esforço enorme para cumprir o prometido. Embora conseguisse entregar a meta estabelecida para cada Sprint, essa forma de trabalhar não fazia da leitura um hábito agradável, o que era uma das minhas preocupações iniciais quando comecei esse projeto.

Sendo assim, mesmo estando sozinho, resolvi separar um momento para essas reuniões. No meu caso, minha dedicação era basicamente aos fins de semana, então elas não seriam bem "Reuniões Diárias" mas teriam o mesmo papel.

Elas foram fundamentais, por exemplo, para lidar com compromissos que as vezes surgiam nos fins de semana que atrapalhavam meu planejamento inicial. Nesses casos, mesmo que eu não tivesse tempo para ler no dia previsto, parava para decidir em qual momento iria repor aquele dia perdido. Muitas vezes, separava algumas horinhas em um dia ou outro durante a semana e assim ficava acumulando todo o atraso para a última semana da Sprint.

Estar atento ao andamento ao longo de toda a Sprint é fundamental para manter um ritmo de trabalho equilibrado. Isso pode parecer algo simples, e de fato é, mas ter um ritmo constante e controlado é muito importante para manter o animo e motivação da equipe. No meu caso, percebi que as reuniões diárias foram além e melhoraram minha satisfação com o projeto.

Nesse post e nos anteriores, me referi a um planejamento inicial da Sprint, o qual é realizado na Reunião de Planejamento. Esta etapa deve ocorrer logo após as reuniões de retrospectiva e marca o início de uma nova Sprint.

Se quiserem saber mais sobre esse tema, podem acessar esses links aqui também, da Universidade Scrum e do FAQ Scrum.

Falarei mais sobre esse tema no próximo post dessa série. Até lá!


Abaixo estão listados todos os posts dessa série:

  1. Acompanhando Projetos Pessoais com o Scrum!
  2. Projetos Pessoais com o Scrum – Finalizando uma Sprint!
  3. A Reunião Diária (Daily Scrum Meeting) é Importante em um Projeto Pessoal?
  4. Como Ficam os Papéis do Scrum em Projetos Pessoais?
  5. Reuniões de Planejamento (planning meeting) em Projetos Pessoais